Ipirá não é flor que se cheire / É espinho de gravatá / É cepa de mandacaru / Um camboeiro de palmatória / Tem perfume de catingueira / com doce-mel de umbuzeiro / Sua natureza é seca / Simples assim.


O município de Ipirá está encravado no semi árido. Ipirá tem problemas centenários que refletem atraso e subdesenvolvimento. O IDH do município de Ipirá é vergonhoso, seja pelo Índice Firjan, do CEI ou qualquer outro medidor. Quem tem culpa no cartório? Deus, o Diabo e o Povo. Até mesmo, a ignorância de todos e de todas contribui para que a vida seja travada do jeito que é.

Na propaganda oficializada do gestor Marcelo Brandão, o município de Ipirá foi colocado nas nuvens. As prioridades de Ipirá são concretas, verdadeiras e substanciais. As prioridades do prefeito Marcelo Brandão são ilusórias e só existem na fantasia e na imaginação. “Tá bonito de ver” e difícil de viver no #OrgulhoDeViverAqui do prefeito Marcelo Brandão.

O banner “Tá bonito de ver” 03 ambulância novas com recursos próprios. Estamos navegando desse jeito. A administração dos macacos quando comprava um ônibus com recurso próprio fazia um estardalhaço que parecia que tinha adquirido uma nave espacial. Parece coisa do outro mundo comprar três ambulâncias com recursos de uma prefeitura que recebe 10 milhões de reais por mês.

Sexta-feira, 27/10/17, 18 h, acidente com três motos no Contorno, a ambulância que deu o socorro chegou só com o motorista. Ipirá tem necessidade real de pelo menos uma ambulância do SAMU (tem duas na garagem).

O banner “Tá bonito de ver” Requalificação Total das Unidades de Saúde do município. Quem tem necessidade de marcar uma consulta é quem sabe o que é bom prá tosse e a precariedade do serviço de saúde no município de Ipirá. Para tirar uma tomografia computadorizada, o paciente tem que ir de ambulância para Itaberaba. Ipirá tem necessidade real de aparelhos que tirem radiografias.

O banner “Tá bonito de ver” Novo CEO – Centro de Especialidades Odontológicas. Recebeu da administração dos macacos com 4 cadeiras odontológicas e os ‘loros’, hoje tem 2 cadeiras e está recuperado. Não é obra genuína, trata-se de recuperação e Ipirá tem necessidade de um CEO com dezenas de cadeiras e até um CEO móvel. Fazer o que? É uma necessidade real.

O banner “Tá bonito de ver” Recuperação de pavimentação por toda a cidade. Essa gestão não colocou um palmo de asfalto na cidade. Concluiu um pedaço de calçamento na rua da rádio FM. Tem menos calçamento do que a administração de Jota Oliveira.

O banner “Tá bonito de ver” mais de 400 km de recuperação de estradas vicinais. Tá dizendo que recuperou uma distância equivalente a Salvador e Morro do Chapéu (391,2 km). Nesse item, o gestor conversou e muito. Falou de estradas vicinais em Santa Catarina, fez um projeto piloto de 1 km para o Ipirazinho. Na tecnologia catarinense não fez um km e o município continua necessitando de recuperação em mais de 400 km de estradas vicinais.

O banner “Tá bonito de ver” Açude de Salgado – feito com recursos próprios. Aqui está a única obra de peso da gestão. Prometeu 6, já fez a primeira em um ano, é um bom início. O município tem necessidade real de pequenas barragens nos rios que cortam nossa região, estilo Encantado e Trapiá.

O prefeito pode estar nas nuvens, mas Ipirá continua na terra em situação de precariedade em tudo o que você pensar. Ainda estamos na era do carro-pipa e o prefeito tem sido vagaroso neste quesito; não resolvemos o problema do saneamento básico, a obra do esgotamento está parada; a água não cai na torneira todo dia; a energia não é suficiente para qualquer empreendimento um pouco mais exigente.

A administração atual tem duas obras: um açude no Salgado e o complemento de um calçamento na rua Eloi Marques. Ipirá tem prioridades que a gestão não consegue enxergar: 1. A reforma da Casa do Estudante em Salvador. 2. A reforma do Mercado de Artes. 3. Uma ambulância da SAMU. 4. O matadouro de bovinos. 5. Uma faculdade pública.

O povo da zona rural padece de água e o carro-pipa não dá conta de suprir a carência da população, enquanto isso, o prefeito luta pelo aumento da sua diária, para colocá-la no top das diárias públicas do Brasil, conforme demonstra uma análise comparativa muito bem feita e pertinente do vereador Caryl Oliveira, demonstrando que na administração pública de Ipirá a coisa tá ruim de ver.

Por Agildo Barreto

Imagem: Reprodução Google

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp