Na manhã dessa terça-feira (22) professores da rede municipal de ensino de Ipirá ocuparam o pátio da prefeitura para cobrar o cumprimento do reajuste do piso salarial de 33,24%. Com faixas e cartazes, os professores cobraram da atual gestão uma solução para o impasse assim como o reajuste para os demais profissionais da educação.

A APLB Sindicato, através de suas lideranças, fizeram um apanhado do que vinha sendo discutido desde 2018 e o que ficou acordado para ser executado em 2021. Após a explanação, foi lida a proposta enviada pela prefeitura de forma tardia aos profissionais da educação, com relação ao retroativo de 2020 a proposta feita pela gestão foi de um parcelamento em 60 vezes, proposta essa recusada pelos professores e chamada de indecente e imoral.


Proposta de reajuste do Piso dos profisionais da educação em Ipirá

Como proposta do pagamento do piso vigente 2021-2022, após estudos técnicos realizados pela assessoria do município na pessoa do Dr. Tadeu Sincorá que foi contratado pela gestão para essa finalidade, o município informou que só poderia fazer o reajuste de forma “modular”, segundo a APLB essa é uma prática que vem sendo defendida pela UPB (União dos Prefeitos do Brasil) e que está se estendendo em todo o estado , mas que não contempla o reajuste defendido pelos servidores da educação, a proposta modular acarretaria no achatamento de todo plano de carreira de toda a categoria.

A proposta feita pela gestão foi de 5% no mês de Maio e outros 5% no mês de Setembro onde não haveria pagamento de retroativo dos meses de Junho, Julho e Agosto, proposta que foi recusada pelos professores. De acordo com o professor Arismário, uma proposta da APLB será enviada a gestão no dia 01 de abril, onde também será informado que a proposta enviada pelo munícipio foi recusada pelos profissionais da educação, enquanto isso o estado de mobilização continua, após a análise da proposta da prefeitura uma nova reunião com os profissionais da educação será convocada para decidir os rumos do movimento.

Vale salientar que por conta da manifestação, as escolas do munícipio não funcionaram nessa terça-feira.

Fonte: Ipirá City

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp