O dia 17 de maio é conhecido como o “Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia”, data que se tornou um marco na luta pelos direitos civis da população LGBTQIA+ e visa conscientizar a sociedade sobre o respeito e o enfrentamento à discriminação vivenciado pela população LGBTQIA+.

Para lembrar a importância de combater a homofobia, a Comissão da Diversidade da OAB – Subseção Itaberaba promoveu um evento de conscientização sobre o tema. A ação aconteceu nos municípios de Baixa Grande, Ipirá, Itaberaba, Ruy Barbosa e Seabra.


Em Ipira, houve panfletagem no comércio local, bem como foi solicitado a Assistência Social que seja colocado esta data no calendário de eventos sociais.

O respeito não tem cor, religião e muito menos orientação sexual ou identidade de gênero. Ele universal e cabe a nós mesmo lutarmos pelo direiro de todos, todas e todes“. friza a campanha da Comissão da Diversidade da OAB – Subseção Itaberaba.

Dia Internacional contra a LGBTfobia

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

O termo já havia sido retirado do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) no ano 1973, mas, apenas em 2019 a transexualidade foi retirada da categoria de transtornos mentais, passando a integrar a categoria de “condições relacionadas à saúde sexual” e é classificada como “incongruência de gênero”.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp