Na última terça-feira (31/05), o Projeto de Lei n°. 11 de 10 de maio de 2022, que dispõe sobre a aquisição de novo imóvel destinado a sede da Associação dos Estudantes Ipiraenses – AEIPI, foi votado e aprovado por unanimidade pelo conjunto de vereadores presentes na sessão.

A aprovação do PL nº 11 pela Câmara Legislativa, que autoriza o município a comprar outra edificação compatível aos interesses e necessidades da Casa dos/das Estudantes de Ipirá, no município de Salvador, significa uma conquista para antigos e atuais residentes que há mais de 5 anos lutam incansavelmente por moradia estudantil digna, e principalmente para os futuros estudantes que poderão usufruir de um ambiente mais seguro, onde garanta uma formação com mais qualidade.

Vale ressaltar que atualmente a Casa dos/das Estudantes ocupa, provisoriamente, um imóvel alugado às expensas do Município, pelo fato do imóvel próprio outrora concedido à AEIPI em 1984, há 5 anos encontrar-se em estágio avançado de deterioração e desabamento, sem condições de habitabilidade.

A partir de avaliações técnicas e intensos debates realizados por meio da Comissão de Acompanhamento da Regularização Jurídica e Estudos para Reforma da Sede da AEIPI (Decreto nº 275/2021), foram apontados que os custos, as condições e o tempo para a reconstrução da Casa do Tororó superaria o que estava previsto pelo Município e pela Associação. Portanto, a aquisição de um novo imóvel foi apresentada como uma alternativa para a resolução desta situação que se arrasta há tanto tempo, chegando a conclusão que haverá um maior benefício e menor prejuízo ao erário público, bem como, aos estudantes já tão afetados pela condição de habitação atual, caracterizada pela superlotação.

Esta é uma conquista importante e que merece celebração. Ainda temos um caminho a percorrer até a entrega de uma casa realmente compatível com a função social que nós da AEIPI desempenhamos ao longo destes 50 anos. Agradecemos a todas as pessoas que tem nos acompanhado nesta caminhada e nos fortalecido de diferentes lugares e maneiras.

Fonte: AEIPI