O domingo do governador Jerônimo Rodrigues foi de trabalho na China. Ele viajou de Pequim para a cidade de Liaocheng, no estado de Shandong, localizada 430 quilômetros ao sul da capital, para conhecer uma indústria de alimentos e produtos de medicina natural, a Deej World. A comitiva baiana se reuniu com a direção da companhia que tem interesses em investir na Bahia. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de cooperação estratégica entre a Deej e empresas baianas que atuam no setor agropecuário. O objetivo é que essas empresas possam exportar sua produção para a China, maior parceiro comercial estrangeiro da Bahia.

O estado de Shandong tem a terceira maior economia da China e a maior produção agrícola de frutas e hortaliças. Com uma população de 100 milhões de habitantes, o equivalente a 7% da população do país, Shandong é considerado um estado irmão da Bahia com quem mantém relações comerciais há 24 anos.


“Viemos reforçar a relação que já existe entre a Bahia e Shandong, e aproveitamos para formalizar um acordo de cooperação estratégica empresarial na área da agropecuária. Com a população que tem, Shandong representa um mercado consumidor importante para os produtores baianos e queremos aproveitar isso”, explicou Jerônimo.

No fim do dia (pelo horário local), a comitiva baiana foi recebida pelo vice-governador de Shandong, Hon Deng, que fez uma apresentação sobre o estado e garantiu o interesse em manter relações comerciais com a Bahia. “Com o fim da pandemia, criou-se uma situação econômica muito favorável para os investimentos em diversas áreas e podemos fazer negócios na agropecuária, infraestrutura e turismo, por exemplo. O governador Jerônimo é o primeiro governador brasileiro a ser recebido por um governador chinês após a reabertura do país e vamos fazer os esforços necessários para por em prática os interesses de nossos dois povos”, destacou Hon Deng.

A agenda de Jerônimo Rodrigues segue nesta segunda-feira, quando ele retorna a Pequim para encontros empresariais. Estão com o governador na missão internacional os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp