Você provavelmente já deve ter frequentado diversos tipos de laboratórios e nem se deu conta das diferenças de cada um deles! Por isso, saiba que existem diferentes tipos, desde aqueles mais simples aos repletos de tecnologia e cuidados. 

Independentemente do que seja trabalhado no laboratório é encontrado diferentes tipos de EPIs obrigatórios, e entre os mais conhecidos podemos citar máscara, avental, luva e também óculos de proteção.

Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre o universo das pesquisas que envolvem grande parte dos laboratórios, confira agora nosso texto e se surpreenda com a variedade de trabalhos que podem ser realizados.

O que é um laboratório?

Antes de conhecer alguns dos tipos de laboratório é importante ter em mente o significado de um ambiente como o laboratório oferece. De modo geral, o laboratório costuma se apresentar como um local destinado à realização de pesquisas e experimentos.

Portanto, o laboratório é um ambiente extremamente importante para o desenvolvimento de diversas áreas que envolvem a sociedade, sendo os principais a medicina e também a área de tecnologia. 

Vale destacar também que apesar da grande maioria das pessoas atrelarem a palavra laboratório ao ambiente da medicina, existem outros laboratórios, e cada um deles necessita de equipamentos específicos tanto para o seu funcionamento quanto para garantir a segurança do profissional. 

Principais riscos ao estar em um laboratório

Por muitas vezes se tratar de um ambiente que manuseia diferentes agentes químicos e possivelmente prejudiciais à saúde, trabalhar em laboratório pode ser bem perigoso, principalmente se os profissionais não utilizarem os EPIs obrigatórios.

Entre os EPIs principais em um laboratório desse tipo é a máscara, óculos de proteção, luvas, avental e outros equipamentos. Para oferecer melhores condições e segurança no trabalho, as instituições de pesquisa e os gestores da área precisam se atentar a alguns riscos

O primeiro risco que pode ser encontrado em um laboratório é o risco acidental em decorrência da má instalação ou manuseio das máquinas, ocasionando acidentes como queimaduras, cortes ou lesões mais graves.

Além do risco acidental pode ser encontrado em um ambiente de laboratório o risco biológico. Ele, por sua vez, pode acontecer quando o profissional entra em contato com alguma substância ou agente, como fungo ou bactéria que causa contaminações.

Como você pode ver, existem riscos diretos à integridade física do profissional, por isso é papel do gestor do laboratório garantir tanto a sua quanto a segurança de outros colaboradores e possíveis visitantes. 

O que fazer para garantir um laboratório seguro

Embora nenhuma providência seja totalmente segura, por se tratar de um ambiente experimental e onde são ministrados diversos agentes e instâncias, existem cuidados que podem e devem ser traçados para diminuir os riscos.

A primeira alternativa a ser realizada pelos profissionais responsáveis pela organização e segurança de um laboratório, como vimos anteriormente, é providenciar bons EPIs obrigatórios. Além disso, é muito importante a implementação de manuais de segurança.

Esses manuais servirão para instruir tanto os profissionais quanto possíveis visitantes sobre as atividades que devem ser tomadas caso algum acidente entre os citados acima aconteçam, diminuindo o atraso no socorro às vítimas.

Outro cuidado muito importante para aumentar a segurança de um laboratório é investir na capacitação e atualização dos colaboradores. Afinal, conhecimento extra nunca é demais e também atualiza os profissionais de novos protocolos de segurança.

Por fim, mas não menos importante, é essencial que a instituição seja uma escola com laboratório de química e física ou grandes empresas de laboratório de análises clínicas invistam em estrutura adequada. 

Com isso, é preciso adquirir equipamentos de boa qualidade, assim como manter sempre em regularidade todas as inspeções e manutenções nas máquinas. Essas táticas certamente aumentarão a segurança do seu laboratório.

Alguns tipos de laboratórios

1- Laboratório escolar

O laboratório escolar apresentará tanto aos jovens da educação básica quanto aos jovens universitários alguns ativos e componentes. Por isso, eles são muito utilizados em matérias como química e física.

Esse tipo de laboratório também se destina a estudos sobre informática e nanotecnologia. Portanto, com o avanço tecnológico, cada vez mais instituições de ensino investem em computadores ou aulas de robótica.  

2- Laboratório industrial

Já esse tipo de laboratório pode ser encontrado em grandes empresas e indústrias e tem como principal objetivo analisar e mensurar a qualidade produzidos pelo segmento daquela empresa. 

3- Laboratório farmacêutico

Outro laboratório bastante conhecido é o farmacêutico onde, como você já deve imaginar, são realizados testes para o desenvolvimento de medicamentos e também vacinas. Por necessitarem de uma padronização, ele é um laboratório bastante automatizado.

Além disso, esse tipo de laboratório além de pesquisas e estudos para novos fármacos também podem ter como objetivo o controle de qualidade, parecidos com o laboratório citado anteriormente.

4- Laboratório de análises clínicas

Por último, apresentamos o tipo de laboratório mais conhecido entre as pessoas. Um laboratório como esse é responsável por analisar as amostras de sangue ou fisiológicas, como urina, que foram previamente coletadas por outro profissional capacitado, como, por exemplo, um enfermeiro.

Com isso, por ser um laboratório que tende a ter contato direto com a população, ele se torna um modelo de laboratório bastante conhecido, principalmente devido ao aumento de clínicas de coleta de exames.

Conclusão

Com tudo isso apresentado sobre o universo de um laboratório é possível entender que é um local que apresenta grandes riscos à saúde e integridade dos profissionais, embora existam aqueles mais tranquilos como um laboratório de informática.

Portanto, de modo geral, para manter a segurança dos profissionais e também de outros colaboradores é essencial que siga as recomendações de uso de EPIs obrigatório, além de investir em capacitação dos profissionais e boa estrutura de equipamentos e materiais.

O texto também elucida a vasta possibilidade que envolve o ambiente de um laboratório, onde podem tanto ser realizadas pesquisas sobre novos medicamentos como também controle e qualidade de um produto industrializado.