Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada nesta quarta-feira (5) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% das intenções de votos válidos, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 45%. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence as eleições no primeiro turno. Caso nenhum alcance esse percentual, é realizado um segundo turno.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas de forma presencial entre os dias 3 e 5 de outubro e tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (STE) com o número BR-02736/2022.

Segundo turno

Votos válidos

Intenção de votos estimulada para presidente::

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 55%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 45%

Votos totais

Intenção de votos estimulada para presidente:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 51%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 43%
  • Brancos/Nulos — 4%
  • Indecisos — 2%

*Publicado por Marcello Sapio/CNN Brasil