O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), gravou um vídeo ao lado da primeira-dama Michelle, em que pede desculpas por suas declarações sobre adolescentes venezuelanas. Em entrevista ao Paparazzo Rubro-Negro na última sexta-feira (14), o chefe do Executivo relatou um encontro com jovens do país vizinho no Distrito Federal, em que usou a expressão “pintou um clima”, sugerindo, sem provas, que elas estavam se prostituindo.

“Se as minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, de alguma forma foram mal entendidas ou provocaram algum constrangimento às nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas.”


No vídeo, Bolsonaro atribuiu a repercussão negativa de suas declarações a “militantes de esquerda”.

“Estamos indignados com as últimas ações de alguns militantes de esquerda, que, sem nenhum pudor, estão pressionando mulheres venezuelanas a fim de obterem vantagem política neste momento”, afirmou o presidente no vídeo.

Representante no Brasil do líder oposicionista Juan Guaidó, a venezuelana Maria Teresa Belandria também participou da gravação. O país vizinho é governado por Nicolás Maduro.

“Mesmo depois da decisão do TSE, tomada em função da mentira que vinha sendo veiculada sobre minha pessoa, esses inomináveis agora dirigem seus ataques contra essas mulheres”, afirmou Bolsonaro.

“As palavras que eu disse, refletiram uma preocupação, da minha parte, no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”, continuou o candidato à reeleição.

Bolsonaro agora diz que jovens eram trabalhadoras

No vídeo, o presidente Bolsonaro afirmou que as jovens venezuelanas eram trabalhadoras. Ele também disse que a primeira-dama Michelle, além de Maria Teresa Belandria e a ex-ministra Damares Alves, estiveram com as mulheres que aparecem na gravação.

“A dúvida e a preocupação levantadas foram quase que imediatamente esclarecidas à época pela nossa ministra da Mulher, Damares Alves, que foi ao local e constatou que as mulheres citadas na live eram trabalhadoras”, afirma Bolsonaro.

Repercussão negativa nas redes sociais

A fala de Bolsonaro no podcast causou revolta nas redes sociais no último fim de semana. A expressão “Bolsonaro pedófilo” chegou a ser a mais usada no Twitter no sábado (15). “Pintou um clima” também esteve entre as mais comentadas.

No podcast, o presidente havia detalhado as circunstâncias em que teria se encontrado com as menores de idade:

“Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando —todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida”, afirmou Bolsonaro.

Venezuelana refuta Bolsonaro: casa abrigava ação social

Uma das venezuelanas visitadas por Bolsonaro em São Sebastião, região administrativa do DF, em 2021, rechaçou a fala do presidente sobre ter encontrado meninas vindas da Venezuela “arrumadas para ganhar a vida”.

Segundo a mulher, que não quis se identificar, uma ação social para refugiados acontecia no local na data mencionada pelo presidente, com a presença de adolescentes, entre elas, sua filha e sua sobrinha.

“Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reuníamos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele dia.”

O encontro de Bolsonaro com venezuelanas em São Sebastião foi transmitido, na época, por redes sociais. Nas imagens, é possível ver que Bolsonaro conversa com as mulheres, algumas com máscara de proteção contra a covid-19 e algumas de rosto descoberto.

Fonte: UOL

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp