Os 11 suspeitos envolvidos na operação da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) em Salvador com ramificação no Maranhão foram apresentados nesta terça-feira (17). A megaoperação envolveu a Companhia de Policiamento Especializado da Polícia Militar, e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). 

A estratégia deflagrada nos bairros de Pirajá, São Bartolomeu e no município de Conceição do Jacuípe prendeu a irmã de Neguinho, preso no Maranhão, que ajudava a operar o financeiro da facção em Salvador. Anayrã Santos de Aragão, de 25 anos, além das atividades no mundo do crime é estudante de direito em uma faculdade particular da cidade. 

Outro familiar preso na operação foi o filho de Jão, morto durante a estratégia num flat no Jardim de Alah. Jadson Santos Leal, de 23 anos, está respondendo por gerenciar a facção e se não fosse preso hoje, assumiria o comando do BDM, segundo a polícia. 

Cerca de 450 policiais civis, militares e rodoviários federais ocupam áreas na Bahia e no Maranhão, nesta terça-feira (17) e continuam nas ruas fazendo busca e apreensão de materiais como revólveres e outros veículos possíveis durante a investigação. 

De acordo com os titulares da operação, o principal foco da organização são instituições financeiras. Entre os ataques está a subtração de R$ 100 milhões em Bacabal, no Maranhão, em novembro de 2018, homicídios, corrupção de menores, entre outras atividades ilícitas.

Em Salvador, os bairros de Pirajá e Parque São Bartolomeu foram priorizados, na Região Metropolitana as ações se concentram no município de Simões Filho e, no interior, na cidade de Conceição do Jacuípe.

Confira o que foi apreendido: 

1 revólver calibre 38 e munição 
5 carros 
04 motocicletas 
1 quadriciclo 
60 kg de maconha, cocaína e crack 
18 mil em espécie 

Grupo preso: 

Joseval Roque dos Santos (mandado) 47 anos   – MORTO 

Jadson Santos Leal (mandado) 03/96 filho de Jão

Anayrã Santos de Aragão (mandado) 05/94

Carlos Eduardo Silva Santana 01/79

Daniel Cícero da Silva – 01/68

George Ferreira Santos “neguinho” – 5/94 – presídio no Maranhão

Tiago Conceição da Silva 6/87 presídio de Simões Filho

Edivan Gomes da Silva Passos 5/86

Juraci Correia dos Santos Júnior 7/93

Sidielson Rodrigues Silva 2/84

Marcelo Massena Soares 6/82

Abraão Oliveira Lopes 01/99

Ilana Kelly Pereira Santos 7/89

Fonte: BNews