Era só o que faltava! Apareceu em Ipirá um prefeito-mabaço. Para você entender melhor: Ipirá tem dois prefeitos! Que tripizuma é essa? É a nova engrisilhada do jacu e macaco.

Quando o prefeito Dudy pinta o banco da praça, o ex-prefeito Marcelo Brandão publica que foi ele quem fez o banco.

Quando o prefeito Dudy faz um calçamento, o ex-prefeito MB divulga que foi ele quem conseguiu aquela obra.

O ex-prefeito MB não quer entregar os pontos. Perdeu e perdeu feio, as últimas eleições. Mas, parece que a ficha ainda não caiu, porque ele fica relembrando a sua gestão como algo positivo. A sua gestão recebeu do povo de Ipirá a resposta merecida e com uma intensidade nunca vista na história de nosso município.

Mas é do interesse das duas oligarquias permanecer e ficar discutindo administrações de jacu e macaco. Uma discussão altamente improdutiva para Ipirá e sua gente, mas de grande proveito para o comando político dos dois grupos, porque com esse debate falso, superficial e inoperante não se traduz nada de positivo para o nosso município.

O governo MB foi muito importante para a família Martins, que tem o comando político oligárquico do grupo da jacuzada. Para Ipirá não disse para que veio. Entrou como esperança de alguma coisa em 2016 e saiu como uma grande decepção em 2020.

O governo Dudy, em seu inicio, está mais enrolado do que charuto na boca de bêbado. Entrou numa intriga política dentro do seu próprio grupo, que terá conseqüências negativas para a sua própria administração, que se configura completamente embrulhada e ele não conseguiu desmanchar esse pacote do grupo da macacada.


A situação é de bate-cabeça na administração. Uma pessoa tinha que ser empregada (tinha bom padrinho) para um cargo com salário de 2x (um exemplo). Não deu certo porque tinha que ser concurso e não indicação. E agora, fazer o quê? Que decepção! Que grande decepção! Para a pessoa que ficou sem o salário 2x e para o fraco padrinho.

O que fazer? Ouviu-se um aconselhamento: “emprega-se na prefeitura com o salário de 2x e está tudo resolvido.” Mas, a prefeitura não tem esse salário de 2x! Outro aconselhamento: “a pessoa é indicada para um cargo qualquer na prefeitura e entra de férias.”

O prefeito Dudy, para começar a governar, tem que se desembaraçar do prefeito fantasma, dos aconselhamentos de pé-de-ouvido e tem que alinhavar, muito bem alinhavado, esse grupo da macacada, onde todo mundo acha que tem o direito de meter a mão na cumbuca.

Enquanto isso, Ipirá permanece atolada na esperança de que um dia o jacu ou o macaco faça uma boa administração nessa terra. O povo está entendendo que essa briga só satisfaz ao interesse das oligarquias locais, tanto faz do grupo jacu, como do grupo macaco.

Por Agildo Barreto