Membros da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEG, se reuniram na tarde desta terça-feira(19) na Delegacia Territorial de Ipirá, para traçarem estratégias com referência a Audiência Pública que discutirá a problemática da poluição sonora na sede e zona rural do município.

Além dos membros da diretoria do CONSEG/Ipirá, participaram o delegado Macione Azevedo, Gabriel diretor da 21ª Ciretran e Claudio Muritiba Coordenador de Trânsito do município de Ipirá.

A Audiência Pública será realizada pelo CONSEG, na próxima quarta-feira (27), a partir das 10h, no Auditório do Centro Cultural Elofilo Marques e contará com a presença de representantes das policias Civil e Militar, do prefeito Dudy, da Coordenadoria Municipal de Trânsito e de diversos seguimentos da comunidade ipiraense.

O objetivo da Audiência Pública é buscar soluções para combater a poluição sonora provocada pelo som automotivo e motocicletas com escapamentos adulterados.

Inicialmente será feita por prepostos da segurança pública do município, uma campanha de conscientização e caso a situação persista, as autoridades adotarão medidas mais drásticas com a apreensão dos veículos e equipamentos sonoros.

Segundo a referida lei, o desrespeito aos limites de barulho pode ser punido com advertência e multas, que variam entre R$ 20 e  R$ 200 mil, de acordo com a gravidade.

O estabelecimento que descumpre a Lei do Silêncio pode ainda ser embargado, interditado e até ter cassada sua licença de funcionamento.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h  e 8 horas da manhã.

Fonte: Caboronga Notícias