Reprodução/WhatsApp

As intensas chuvas registradas em Alagoinhas, Litoral Norte e Agreste baiano, no último final de semana ocasionaram alagamentos na Avenida Rio Branco, região conhecida com Cavada. Na madrugada do último sábado (9) para domingo (10), o município registrou 80 mm de chuvas.

No final de 2019, a prefeitura do município realizou a entrega de pavimentação e microdrenagem – instalação de bueiros ao longo da via – na localidade. Um vídeo que circula através de grupos de WhatsApp recorda a entrega da obra e associa o episódio ao alagamento.

“R$ 15 milhões jogados fora. Olha o rio! […] Olha a situação!”, diz o cinegrafista amador responsável pelo registro.  Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que a informação contida no vídeo a respeito do valor da obra não procede. 

Segundo a administração, não há na região qualquer obra estimada nesta quantia. A prefeitura reconhece a existência de alagamentos no local e explica que o problema, considerado “crônico”, só deve ser contornado com a conclusão dos serviços de macrodrenagem da Lagoa da Cavada.

Em andamento, a obra estimada em R$ 12 milhões consiste na construção de túneis de drenagem, execução de trechos de rede de drenagem em galerias de concreto armado e instalação de rede de tubo pead.A Dragagem -limpeza- da Lagoa também fazem parte destes serviços e já foi concluída. 

Neste contexto, as obras de microdrenagem – entregues em 31 de dezembro – fazem parte dos serviços que ainda estão em acontecendo.  Já a obra de pavimentação da Avenida Rio Branco foi realizada através de outro contrato – cujo valor não foi informado à reportagem.

Iniciada no primeiro semestre de 2019, os trabalhos de macrodrenagem atualmente tem andamento com equipes trabalhando na Rua B do bairro Inocoop I.

Esta é considerada pela atual gestão com uma das maiores obras de prevenção a alagamentos do município, beneficiando diretamente os moradores da Cavada, Alagoinhas Velha, Inocoop I e II, além de Alagoinhas IV.

Descrita como “complexa”, o projeto opta pela construção de estruturas subterrâneas em detrimento de perfurações no solo. Em virtude das fortes chuvas e da característica porosa do solo – que retém bastante água -, a entrega do empreendimento está atrasada. 

De acordo com a prefeitura, o atual cenário de chuvas representa um obstáculo à realização dos trabalhos subterrâneos. Sessenta metros de túneis já foram construídos, e ainda faltam 300 m para a conclusão dos serviços – o que representa aproximadamente 75% dos trabalhos concluídos.

A administração acrescenta que a região da Avenida está localizada muito abaixo da Lagoa da Cavada, o que, somada ao histórico de ocupação urbana desordenada, consequentemente provoca alagamentos em situações de chuvas mais fortes