A equipe da Embasa está realizando ações de fiscalização de fraude em Feira de Santana. Na manhã desta sexta-feira (21) uma equipe esteve no bairro Conceição, onde constatou uma ligação de água irregular em uma construção. De acordo com Núbia Simas, assistente social da Embasa, essa empresa já é reincidente e foi aplicada uma multa.

“Aqui no bairro Conceição, encontramos essa fraude. São pequenos construtores e não temos registro na nossa base de dados de solicitação de ligação de água para as construções. Se não tem o registro de uma ligação regular, ela está se abastecendo ou de água de poço ou de uma ligação irregular. Então a gente veio até o local e identificou uma ligação irregular. Como é um pequeno construtor, esse volume é muito grande, imaginamos que ele construiu todas as casas com essa água de ligação irregular, então o volume perdido aqui é considerado muito grande”, afirmou.


A assistente social destacou que a Embasa tem atuado muito em Feira de Santana com o objetivo de melhorar o abastecimento e ofertar para os clientes uma água com qualidade, já que, segundo ela, quem acessa a rede indevidamente, pode comprometer a qualidade da água, como compromete o abastecimento. Segundo ela, os resultados têm sido significativos com um grande número de infrações encontradas.

“O projeto não tem uma abrangência apenas em Feira de Santana, mas os números identificados em Feira de Santana são muito grandes. Só essa semana, de segunda a quinta, nós já registramos 44 infrações. Elas estão sendo denunciadas e registradas na Delegacia de Furtos e Roubos, já que se trata de um crime previsto no código penal, com detenção de dois a quatro anos de prisão. Abrange também os distritos, onde temos um índice de reclamação muito grande de falta de água e a gente identifica que o volume de água ofertada é adequado para o número de pessoas registrado na nossa base comercial e nessa atuação temos identificado roubos com volume muito grande, onde eles abastecem aguadas, tem criação de peixes, piscina, residências grandes”, afirmou.

Núbia Simas informou que a Embasa tem equipes especializadas, que foram treinadas para identificar ‘gatos de água’. Segundo ela, a empresa faz uma varredura na cidade e pega as matrículas para identificar. Depois, as equipes vão até os locais, analisam e com materiais específicos identificam se a água é de poço ou se é da Embasa.

“Fizemos um diagnóstico e identificamos que o volume que a gente tem disponibilizado para o sistema de Feira de Santana tem sido um volume adequado para abastecer a cidade, porém o índice de reclamação tem sido muito grande, então a gente fez um diagnóstico e identificou que existem muitas infrações e roubo de água. Por isso, resolvemos atuar para identificação e retirada dessas fraudes”, explicou.

A assistente social destacou ainda que os gatos de água geram prejuízos para todos e pediu que a população contribua através de denúncias que podem ser feitas pelo whatsapp (75) 3602-3722 ou pelo telefone 0800 055 195.

Fonte: Acorda Cidade

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp