Com o objetivo de consolidar a Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), a minuta do projeto para a criação do Conselho de Desenvolvimento da RMFS foi apresentado para prefeitos e representantes de dez municípios nesta segunda-feira (16), em Feira de Santana.

Representantes das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) participaram da apresentação. 
A atividade foi um desdobramento do encontro entre o governador Rui Costa, os prefeitos da região e os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, respectivamente, no último dia 9.

De acordo com o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, os prefeitos agora vão se reunir para debaterem a proposta. “Trouxemos a minuta. Agora os representantes municipais vão discuti-la para que possamos construir algo que contemple a região, pois existem questões comuns a todas essas cidades”, explicou Muricy, que esteve acompanhado do diretor de Planejamento Territorial da Seplan, José Barreto.

(Foto: Seplan)

O superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Armindo Gonzalez, destacou que “essa é uma discussão de extrema importância para os municípios da região, pois todas as questões metropolitanas, como tratamento de resíduos sólidos, transporte público e até uma ampliação de uma adutora, serão discutidas nesse novo ente inter federativo”. Ele lembrou ainda que, após a criação do Conselho, o próximo passo para a consolidação da RMFS será a realização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. 

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges, o momento agora é de aprofundar as discussões e trazer as propostas à minuta do projeto apresentado pelo Governo do Estado. “É uma questão que vai definir nosso futuro para os próximos 30 anos”, resumiu Borges.

Também participaram do encontro prefeitos e representantes dos municípios de Serra Preta, Tanquinho, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Santa Bárbara, Anguera, Riachão do Jacuípe e São Gonçalo dos Campos.