Feira de Santana

Teste de coronavírus custa mais de R$ 300 em laboratório particular e esgotou devido a grande procura

Os testes de coronavírus estão sendo feitos em alguns laboratórios particulares de Feira de Santana, porém o exame que custa mais de 300 reais, no momento está em falta, devido a grande procura. O gerente administrativo do laboratório Análise, Eduardo Borges, afirmou que no momento não tem material para fazer o teste particular.

“O teste é realizado em laboratório, estávamos fazendo, mas a procura foi muito grande que em todo o Brasil o teste já não é encontrado na rede particular. Estamos aguardando os próximos dias, pois há uma promessa dos fornecedores em reabastecimento do mercado. Mas hoje, por conta da demanda, não vamos encontrar um laboratório privado que tenha disponibilidade para fazer esse teste. Acredito que nos próximos oitos dias teremos o kit para fazer o exame”, informou.

Apesar disso, Eduardo Borges destaca que ainda não há a necessidade das pessoas correrem para a rede privada para fazer o teste. Ele afirma que esse é um exame simples, que não é feito através da coleta sanguínea e sim feito com swab, que é tipo um cotonete maior, que é introduzido na garganta e também nas duas narinas. O exame é feito exclusivamente em domicílio.

“Ninguém pode vir ao laboratório com requisição médica, que nenhum laboratório vai fazer o exame. Isso é recomendação da secretaria de saúde, pois em domicílio tem uma exposição menor do paciente e o nosso técnico vai com equipamentos de segurança específicos e depois tudo é descartado e jogado em lixo hospitalar. Quando o exame dá positivo temos a obrigatoriedade de informar a secretaria de saúde e entregar o endereço do paciente.”

Segundo o gerente administrativo, o exame custa cerca de 340 reais e há uma tendência de aumentar, devido ao movimento que está acontecendo no mercado, inclusive com o aumento do dólar.

Com relação aos planos de saúde, que já foram notificados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para cobrir o teste do coronavírus, Eduardo Borges informou que por enquanto todos os laboratórios baianos estão em fase de negociação dos valores com os planos de saúde, então nenhum plano ainda conseguiu disponibilizar o serviço.

Fabricação voltada para a assistência pública

De acordo com o laboratorista clínico José Fontes, quem quiser fazer particular não vai encontrar, pois toda produção da indústria farmacêutica no fabrico de reagentes, vacinas e afins, estão voltados para a assistência pública.

“Os testes para o coronavírus é de competência primária do setor público. O setor privado entra como um auxiliar nesse processo de diagnóstico. Até o presente momento toda a atenção e todo atendimento é voltado para as instituições públicas. Em raros casos e em algumas capitais é que eventualmente esses exames poderão ser feitos na rede particular de maneira bem restrita. Toda a produção de kit está voltada para a rede pública, pois estamos vivenciando uma pandemia, ou seja, todo o mundo está afetado e toda essa produção está voltada para a rede pública”, afirmou.

Cuidados básicos

O laboratorista clínico José Fontes destacou ainda que mais importante do que correr para os laboratórios particulares a procura de teste de coronavírus, as pessoas devem se preocupar com a higienização das mãos, especialmente com água e sabão.

“Diante da necessidade de se tomar cuidados reais para que se evite a transmissão, a prioridade é lavar a mão com água e sabão, quando não tem água e sabão é que se usa o álcool gel. Algumas pessoas estão vinculando nas redes o uso de vinagre, mas jamais use vinagre, pois ele não feito para lavar as mãos”, salientou.

As informações são do Acorda Cidade 

Publicado em 17 de março de 2020