Policiais da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recuperaram, na tarde de quarta-feira (7), nove motocicletas furtadas ou roubadas em Feira de Santana. O recorde de apreensão de motos em um único dia feito pela companhia, ocorreu na localidade Vila Feliz, no distrito de Tirquaruçu, após o Serviço de Inteligência da Polícia Militar identificar um esquema de assalto a motos e vendas com notas fiscais falsas.

O subtenente Cotias, que participou da operação, disse ao Acorda Cidade que durante a ação policial foi avistada uma caminhonete suspeita com algumas motos saindo do bairro Novo Horizonte e, a partir daí, foi feito o acompanhamento até localizar o “cativeiro” das motos, na localidade Vila Feliz.

“Percebemos no curso das investigações que as motos que estavam sendo roubadas ou furtadas em Feira de Santana seguiam para a região do bairro Novo Horizonte. Só que quando chegamos ao Novo Horizonte, obtivemos uma nova informação, de que uma caminhonete havia saído com algumas motocicletas e que gerou suspeitas, na comunidade. Em seguida demos acompanhamento a esse veículo e mais na frente obtivemos uma nova informação de que vários veículos entravam ali à noite e saiam. Quando chegamos a essa conclusão, encontramos posteriormente dentro do mato essas nove motocicletas”, disse o policial.

O subtenente disse ainda que as motos possivelmente seriam vendidas com notas fiscais falsas, como se fossem sucatas de leilão, e desta forma justificariam um preço menor na revenda.

“O que foi levantado é que eles roubavam e furtavam motos em Feira de Santana, levavam para a localidade conhecida como Vila Feliz, entre o Trevo e Tanquinho, e deixavam lá pra vê se tinha rastreador, alarme. Se no dia seguinte não tivesse nada, eles faziam uma nota fiscal falsa e vendiam essas motos como se fossem sucatas de leilão”, contou.

Duas pessoas foram vistas no local pelos policiais, mas conseguiram fugir. Uma delas deixou uma espingarda, que foi apreendida.

“Havia duas pessoas no local, todavia era mato fechado e adentraram nesse matagal, que seria o cativeiro das motos, e empreenderam fuga deixando inclusive uma arma, tipo espingarda. Depois também colhemos informações de que ela ficava com o rapaz que atuava como segurança das motos, produtos de roubos e furtos”, continuou.

Ele disse ainda que antes da operação houve uma reunião com o serviço de inteligência.

“Tem nos preocupado, e preocupado o comando da 66ª CIPM, o major Moacir, o índice de motos que têm sido roubadas não só na área da 66, mas em toda Feira de Santana. Tivemos uma reunião, o Serviço de Inteligência entrou em ação e, na tarde de ontem, através deste serviço que vinha sendo feito, conseguimos o êxito de nove motos recuperadas de pessoas trabalhadoras, que juntam seu dinheiro, e compram sua moto. Com esse, digamos assim, foi um trabalho extraordinário, na história da 66ª CIPM, é a primeira vez que se consegue um recorde de apreensão no mesmo dia.”

O subtenente Cotias pede que proprietários de veículos com características semelhantes das que foram recuperadas compareçam ao Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa.

“Ficamos felizes em saber que são nove motos que serão devolvidas a pessoas que trabalham diuturnamente para juntar um dinheirinho e comprar. E é um trabalho gratificante saber que essas nove motos serão devolvidas a seus respectivos donos. Elas foram apresentadas à delegacia do Jomafa. A Polícia Civil também tem um trabalho extraordinário, faz a consulta e a própria delegacia mantém o contato com os proprietários. Mas sugiro que essas pessoas que tiveram motos com essas características que se dirijam ao complexo do Jomafa”, ressaltou.

Registre queixa

A polícia estuda as manchas criminais dos locais com os maiores números de ocorrências na cidade e pede para que a população registre queixa dos assaltos, mesmo de celulares, para que as operações sejam realizadas nas áreas com os maiores números de registros.

Relação das motos recuperadas

1.Honda/Fan125 – Cor Preta
NTU-0752/Feira de Santana-BA

2.Honda/Fan125 – Cor Preta
NTE-0814/Feira de Santana-BA

3.Honda/Fan125 – Cor Vermelha
OKY-5049/Irará-BA

4.Honda/Fan150 – Cor Preta
NYI-0702/Feira de Santana-BA

5.Honda/Fan150 – Cor Preta
NTN-0386/Feira de Santana-BA

6.Honda/CG150 Mix – Cor Preta
NTF-1B13/Conceição do Coité-BA

7.Honda/Bros150 – Cor Preta
JPX-8F00/Feira de Santana-BA

8.Honda/Bros150 – Cor Vermelha
NTN-5A82/Lauro de Freitas-BA

9. Honda/CG125 – Cor Verde
CZW-2151/São Paulo-SP
 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade