Alguns passageiros que tentaram embarcar no transporte intermunicipal, na manhã desta sexta-feira (10), no Terminal Rodoviário de Feira de Santana, sem apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19, foram barrados pelas empresas de ônibus e não puderam viajar. O decreto do governo da Bahia que estabelece a regra entrou em vigor e hoje (10) e é válida para todos os terminais do estado.

De acordo com o coordenador da Agerba, em Feira de Santana, Paulo Andrade, ainda não há um levantamento de quantas pessoas foram impedidas de embarcar, pois as empresas de ônibus ainda não passaram a relação com este quantitativo. No entanto, a determinação está sendo seguida à risca.


“Estamos chegando ao final do ano e a movimentação no terminal tem se intensificado. Nós não tivemos ainda registros de grandes problemas em relação à apresentação da carteira, mas logicamente que algumas pessoas têm chegado aqui sem apresentar o comprovante. E aí as empresas não estão permitindo o embarque, mas têm sido poucas ocorrências até o momento. Ainda não temos essas informações, a exigência começou hoje pela manhã, a vigência do decreto. Então as empresas não passaram ainda, em termos de quantitativo de pessoas que não estão se adequando ao que foi determinado pelo Governo do Estado”, explicou o coordenador.

Mesmo o governo tendo divulgado a informação há alguns dias, muitas pessoas alegaram que foram pegas de surpresa. Porém, segundo Paulo Andrade, seguindo o decreto estadual, quem não estiver com o plano de imunização adequado será proibido de viajar.

“Tem que apresentar a carteira de vacinação ou o comprovante do Conecte SUS, que também é válido. E aquelas pessoas que não podem se vacinar por questões médicas têm que apresentar também um laudo médico informando essa condição.”

Ainda de acordo com o coordenador da Agerba, algumas empresas de ônibus, por precaução, perguntam aos passageiros se estão vacinados no momento da compra do bilhete nos guichês, mas a obrigatoriedade da apresentação do comprovante é válida para o momento do embarque.

“O governo do estado está tentando minimizar os problemas com a Covid. Então o sistema de transporte é um desses fatores que podem proporcionar a ampliação do número de casos, e o governo está tentando minimizar isso”, destacou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp