No início da tarde desta terça-feira (10), uma mochila com um artefato suspeito foi encontrada por uma pessoa que passava pelo viaduto do conjunto Jomafa com a Avenida Eduardo Fróes da Mota, em Feira de Santana. O pedestre, que achou o objeto estranho, ligou para o 190.

Uma viatura da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi direcionada para o local que constatou a presença do objeto.


“Foi informado a localização de um objeto suspeito para a Cicom. Foi passado para as viaturas da 65ª CIPM. A viatura se deslocou e constatou a presença de uma mochila com uma placa de circuito, fiações e outros objetos o que dá a pensar que possa ser um artefato explosivo. E com isso nós adotamos a medida de fazer o isolamento das laterais do viaduto. E a Polícia Rodoviária Federal juntamente a Viabahia vão providenciar o isolamento da parte de cima do viaduto”, informou o Major PM Denis, comandante da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

O objeto com aparência de um explosivo está dentro da mochila.

“Estamos contando com o apoio da equipe da Companhia Antibombas do Batalhão de Operações Especiais que já está bem próxima. O último contato que foi feito eles estavam na cidade de Irará se deslocando para cá”, relatou o Major.

Próximo ao artefato, colado na parede, foi encontrado um bilhete fazendo referência a situação política.

“O bilhete fala que se não der jeito na situação do país, o artefato seria detonado. O bilhete faz referência a política, fala ‘fora’ determinado político. Eu acredito que seja relacionado a mudança do cenário político atual”, descreveu o comandante.

O artefato foi encontrado por um pedestre que passava pelo local.

“A pessoa viu, achou curioso o fato estranho, subiu, verificou e ligou para o 190 e veio uma viatura nossa e constatou a presença do fato. Temos que partir do pressuposto de ser um objeto real, e o que podemos fazer é pedir desculpas a população pelo constrangimento, mas vamos atuar de uma forma a manter a população sempre segura e isolar o local”, explicou.

Conforme o comandante da 65ª, ainda não pode ser aferido se o objeto é real, no entanto, como forma de segurança parte-se do pressuposto de que seja um explosivo.

“Pelo tamanho e pela capacidade de armazenamento do objeto, a gente não tem como aferir imediatamente quais seriam os danos. A gente sabe que no local e na posição que ele está, ele pode causar um dano estrutural ao viaduto da Cerb e oferecer risco as pessoas que passam pelo local”, disse.

Segundo o comandante, o artefato pode ter diferentes formas de detonação.

“Depende do talento e capacidade técnica de quem montou. Mas como estamos partindo do pressuposto de que seja real, pode ser uma mera ameaça ou uma escultura montada para causar pânico”, concluiu.

Com a interdição do viaduto nos dois sentidos, o trânsito precisou ser modificado e um grande congestionamento já está sendo formado no centro da cidade.

Quem trafega pelo Anel de Contorno, está seguindo pelas vias marginais, porém os caminhoneiros estão utilizando a Avenida Presidente Dutra.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp