O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Itaberaba realizou, na tarde dessa terça-feira (18), o seu tradicional Arraiá, abrindo os festejos juninos do Município, na semana do São João. Em clima de muita alegria e descontração, o evento reuniu usuários do Centro, seus familiares e amigos para um momento de confraternização ao som do arrasta pé.

Para Benito di Paula, coordenador do CAPS, a ideia por trás do encontro de hoje é, mais uma vez, oportunizar a inclusão do público usuário por meio da interação social. “Aproveitamos esses momentos para possibilitar a inserção social, principalmente entre as pessoas que fazem parte da comunidade de nossos usuários”, disse Benito.

Ele explica, ainda, que os eventos anuais — a exemplo do Carnaval, do São João e do Natal — são importantes para promover esses momentos de interações que buscam, acima de tudo, a inclusão social com respeito.

“O São João é especial porque possibilita o encontro através de muitas brincadeiras e da dança. Aqui, nós privilegiamos a inclusão social com respeito à saúde mental, buscando sempre melhorar a autoestima das pessoas”, completou o coordenador.

O evento dessa tarde, no CAPS de Itaberaba, contou com a presença da vice-prefeita Maria José Novais — representando o prefeito Ricardo Mascarenhas. O Arraiá do CAPS 2019 foi uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) — por meio da coordenação do Centro.

O CAPS de Itaberaba atende a mais de 400 pessoas por mês. Deste total, 50% são de usuários que frequentam o Centro regularmente. A unidade conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar — altamente capacitada — formada por mais de 30 profissionais, incluindo técnicos de referência (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais), além do pessoal de apoio.

Por Secom/Itaberaba