A primeira etapa da Obra do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itaberaba já encontra-se concluída e em operação. Esta etapa contempla o atendimento de parte da sede de Itaberaba, beneficiando a população do bairro Barro Vermelho, e parte da população dos bairros São João e Costa e Silva. Cerca de 500 imóveis já estão sendo atendidos com coleta e tratamento de esgoto. A presidente da Associação de Moradores do bairro, Marta Bispo dos Santos, já sente as melhorias. “Aqui tinha muito mau cheiro, principalmente pela proximidade com o Riacho do Feijão. A gente tinha que conviver com isso mas já melhorou bastante e acreditamos que vai melhorar mais quando os outros bairros também estiverem contemplados”, afirmou.

A segunda etapa da obra de esgotamento sanitário de Itaberaba encontra-se em andamento e com 80% do escopo concluído. O sistema, que conta com cerca de 160 mil metros de redes coletoras de esgoto, seis estações de bombeamento, além de uma grande estação de tratamento de esgoto, vai elevar de 11% para 75% a cobertura com coleta, tratamento e destinação adequada do esgoto no município, beneficiando aproximadamente 60.000 pessoas, com 17.604 ligações intra-domiciliares previstas.

De acordo com o gerente de Obras do Interior da Embasa, Heber de Andrade, a execução de obras de Esgotamento Sanitário na região da Chapada Diamantina envolve vários desafios, e o avanço atual do SES de Itaberaba é consequência de um trabalho integrado entre diversos setores da empresa e do município, garantindo o esforço necessário para a superação dos obstáculos e consequente melhoria do saneamento em Itaberaba.

A Embasa investe nessa obra, que deve ser concluída em 2019, mais de R$ 70 milhões entre recursos próprios e da União. “É um investimento que vai se traduzir em saúde e qualidade de vida para a população itaberabense. Atualmente, a maior parte dos esgotos dos imóveis é lançada irregularmente pelos moradores na rede de drenagem e vai parar no Rio Piranhas ou no Riacho do Feijão. Com o novo sistema de esgoto, passaremos a ter o tratamento e a destinação adequada dos esgotos lançados atualmente no meio ambiente, contribuindo assim com a despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu”, informou o gerente regional da Embasa em Itaberaba, Gustavo Ferreira.

Após a conclusão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itaberaba, os demais bairros atendidos serão: Roda Viva, Escurinha, Dois de Abril, Urbis, parte da Alamedas das Umburanas, parte do Alto das Árvores, Morro das Flores, Matadouro, Monte, Derba, Loteamento Bahia, Campo do Governo, Independente, Paroquial, Caititu, Malvinas, Batalhão, Alto da Bela Vista, Concic, parte do Rodoviário, Loteamento Costa e Silva, Nova Itaberaba, São João, Centro, Primavera, Oriente, Beira Rio, Barro Vermelho, Loteamento Fluminense, Irmã Dulce, RM e Açude Novo.

Educação ambiental e mobilização da comunidade – Em paralelo à obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itaberaba, vem sendo desenvolvido o Projeto de Trabalho Social, que busca promover ações de educação ambiental e fortalecimento, controle, comunicação e mobilização social junto à comunidade local, sempre em parceria com os órgãos públicos e a sociedade civil organizada. Um dos grandes desafios que se enfrenta diariamente são as ligações antecipadas de esgoto realizadas por alguns usuários, que vem causando inúmeros transtornos à população em geral e interferindo no cronograma físico-financeiro da obra, por danos causados à rede, extravasamentos nas ruas e retorno do esgoto às residências, sem contar o risco iminente à saúde pública. A equipe social da obra vem informando maciçamente à comunidade local que não são permitidas as ligações até que todas as unidades do sistema e as redes implantadas estejam concluídas. Tão logo o sistema tenha funcionalidade plena, toda a população será avisada e poderá interligar seus imóveis à rede de esgoto da Embasa.

Fonte: Secom /Embasa