Lockdown’ e ‘toque de recolher’. Essas foram as principais medidas anunciadas pelo prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), durante live na noite desta quarta-feira (24), para tentar conter o avanço do novo coronavírus no município considerado o portal de entrada da Chapada Diamantina. Conforme o gestor, um novo decreto será publicado nesta quinta-feira (25) para oficializar as decisões. Ambas as medidas começam a valer a partir da 0h desta sexta-feira (26).

Para Ricardo, são decisões duras e tendem a ser efetivas para conter o avanço do vírus em todo o município. “As medidas são duras, mas necessárias. De ontem [terça] para hoje [quarta] o que percebi na sede e na zona rural foi uma aglomeração de pessoas. Da forma que está, nos próximos dias teremos um aumento no número de casos”, revela o prefeito, visivelmente preocupado com a situação. Itaberaba tem, atualmente, 120 casos ativos da covid-19, com dez casos que evoluíram para óbito (leia mais).

Em vídeo, o gestor progressista relembra as ações realizadas no município, tanto em decreto quanto ações de infraestrutura e assistência às pessoas que contraíram a doença. “Já conseguimos instalar 10 leitos no hospital privado – o Hospital da Chapada, abrimos uma nova emergência e urgência, na Maternidade Ana Catarina e a [Unidade de Pronto Atendimento] UPA 24h com atendimento exclusivo para a covid-19”, ressalta. No entanto, diante dos números de casos crescentes no município chapadeiro foi necessário aplicar o fechamento total do comércio, exceto para os serviços essenciais.

Ricardo destaca que a tomada de decisão para o ‘lockdown’ foi baseada nos dados entregues pela equipe de Vigilância Sanitária. “A própria vigilância faz a fiscalização da cidade como um todo e o que a gente tem recebido não são boas notícias”, explica o gestor. Ele ainda ressalta a preocupação com o possível aumento de número de casos pós São João. “Depois desses festejos juninos, onde várias pessoas estão em festas, [é possível] que a gente tenha um número grande de casos a partir dessas comemorações que estamos vendo nas ruas, nas fazendas e nos sítios”, completa. Lembrando que as aulas estão suspensas e a rodoviária, desde o registro dos primeiros casos no município, está fechada.

Fonte: Jornal da Chapada