Com a marca de mais de 2 milhões de atendimentos, o projeto das policlínicas regionais de saúde chega a sua 20ª unidade. O novo equipamento, instalado em Itaberaba, será inaugurado pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (23), às 10h. A primeira unidade deste tipo foi entregue pelo governador em 17 de novembro de 2017, em Teixeira de Freitas. “Nosso modelo de policlínica é uma referência nacional em prevenção e isso nos enche de orgulho. Em menos de 4 anos, alcançamos a marca de 20 unidades entregues, garantindo a regionalização da saúde na Bahia”, afirma Rui Costa.

Com investimento de cerca de R$ 29,2 milhões, entre obras, equipamentos e veículos para transporte dos pacientes, a unidade oferecerá serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade a uma população estimada em 402.872 habitantes de 23 municípios.

Além do investimento para construir e equipar a unidade, o Estado também arcará com 40% dos custos para o funcionamento da policlínica. Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um.

O Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas aponta que este é um projeto inovador do Governo do Estado, que levou atenção de média complexidade especializada para todas as regiões de saúde do estado, fazendo com que fosse preenchido um vazio assistencial que existia entre a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. “É uma mudança total na realidade da saúde pública da Bahia que foi construída ao longo dos últimos anos graças ao esforço de toda a coletividade do governo, capitaneada pelo governador Rui Costa”, afirma Vilas-Boas.

A Policlínica irá atender consultas especializadas em Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia e Ortopedia. Haverá também atendimento na área de Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutrição. Na parte de exames, os pacientes poderão fazer MAPA, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, RX, tomografia e ressonância magnética. Os atendimentos na unidade serão realizados por agendamento, o que garante um serviço rápido e sem filas.

Fazem parte do Consórcio da Policlínica Regional os municípios: Abaíra, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Boninal, Iaçu, Ibiquera, Ibitiara, Iraquara, Itaberaba, Itaeté, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Ruy Barbosa, Seabra, Utinga e Wagner.

Mais policlínicas

Com a abertura da unidade em Itaberaba, 375 dos 417 municípios baianos passam a ter a cobertura das policlínicas. Outras cinco unidades estão programadas para serem entregues, sendo duas em Salvador (nos bairros de Escada e Narandiba), uma em Serrinha, uma em Santa Maria da Vitória e outra em São Francisco do Conde.

Outras 19 policlínicas já estão em funcionamento, oferecendo atendimento à população das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna, Jacobina, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Eunápolis, Brumado e Ribeira do Pombal.

A Bahia é o estado que mais investe em saúde no Brasil. Na gestão do governador Rui Costa, foram mais de 10 hospitais e maternidades construídas e entregues, a exemplo do HGE 2, do Hospital Metropolitano, do Novo Prado Valadares, do Hospital da Mulher, do Hospital Costa do Cacau e do Hospital da Chapada, entre outros. Recentemente, Rui inaugurou a Maternidade Maria da Conceição, em Salvador, e tem uma lista de mais de 20 grandes obras na área da saúde em execução. São hospitais em construção, em ampliação ou em processo de licitação para modernização.