A unidade da Hemoba em Itaberaba, que está funcionando em novo endereço, promove neste sábado (24), das 8h às 12h, o Sabadão Solidário, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n° 112, no Centro. A ação tem como objetivo abastecer o estoque de sangue e sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares, mesmo durante a pandemia. 

Como medida preventiva, todos os atendimentos na unidade deverão ser agendados para evitar aglomeração no espaço. Os agendamentos devem ser feitos através do número (75) 3251-2575, e-mail [email protected] ou através do site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br).  


Com a  inauguração da Policlínica Regional de Saúde, realizada nesta sexta-feira (23), Fernando Araujo, diretor-geral da Hemoba, prevê um aumento das demandas transfusionais na região. “Nossa unidade de coleta atende as solicitações do Hospital Regional de Itaberaba, da Santa Casa de Ruy Barbosa, da UPA Ana Catarina, da Clínica de Hemodiálise e do Hospital Regional da Chapada. Com a chegada da Policlínica, a população de 23 municípios da região terá acesso a exames de média e alta complexidade, o que poderá ampliar o número de diagnósticos e cirurgias eletivas e, consequentemente, a nossa demanda de hemocomponentes”, ressalta.  

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. 

Fonte: Ascom/ Hemoba

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp