O Shopping Jequitibá exibirá ao público a exposição artística “Sociedade Plástica” do desenhista, pintor, muralista, escritor de grafite, publicitário, produtor cultural, pesquisador, animador e fotógrafo Quinho Fonseca. Aberta ao público, ficará de 13 de outubro a 09 de novembro de 2022, no segundo piso.

“Sociedade Plástica” é o título da série que ilustra as consequências do consumo plástico nas estruturas sociais, relações interpessoais, produtos, situações adversas, e suas combinações. Buscando uma conexão entre o orgânico e o artificial. Refletindo o convívio pessoal, coletivo e ambiental de todas as gerações.


As obras apresentadas pelo artista abordam o comportamento humano através de reflexões sobre o uso irresponsável de materiais plásticos no cotidiano e suas consequências. A intenção é alarmar, questionar, conscientizar a respeito do quão próxima e rotineira é a relação do homem com este material, que comumente é descartado de maneira irregular, trazendo impactos negativos para a natureza.

O Plástico, derivado do petróleo, material moldável, resistente a intempéries, economicamente viável, produzido, comercializado em larga escala e distribuído globalmente é minimamente reciclado e seu descarte irresponsável gera um impacto alarmante na natureza, imensurável para o planeta. A todo momento, pessoas no mundo inteiro estabelecem contato direto ou indireto com algum tipo de plástico. Compram, descartam, ingerem, carregam, vendem, trocam. Está tão inserido e disseminado na sociedade, que é praticamente impossível imaginar o mundo sem ele.

Para o artista Quinho “o saco plástico embalando a cabeça abre espaço para a reflexão da existência de uma sociedade sufocada, que está se tornando aquilo que consome e acredita ser. Como também, a uma plasticidade cerebral, que seria, a capacidade do cérebro se adaptar às constantes trocas de informações humanas do mundo físico, acumuladas em um espaço virtual utilizando formatos e extensões de arquivos audiovisuais, gerando conteúdo, memes, exposições e expressões de vidas isoladas em buscas coletivas, somadas a sentimentos e anseios.”

Ele ainda afirma que “há a necessidade das pessoas estarem cada vez mais conectadas virtualmente, como tentativa de estarem mais próximas umas das outras, causando transtornos contemporâneos. Pois a virtualização da vida e seus contatos tornam as pessoas mais artificiais, menos ativas, mais estáticas, cada vez mais próximas de serem um subproduto de mutação da relação do ser consciente com seu objeto de consumo demasiado”.

A EXPOSIÇÃO – cumpre um papel social importante além de contribuir com o acesso democrático aos bens culturais, familiarizando os visitantes ao universo das artes visuais e preparando a sociedade para apreciar de forma crítica e reflexiva ainda mais a arte contemporânea.

Para visitação ao público, a exposição ficará de 13 de outubro a 11 de novembro de 2022, no piso superior do Shopping Jequitibá, seguindo os horários de funcionamento do mesmo: de segunda à sábado, das 10 às 22h e aos domingos das 14h às 20h.O projeto de exposição é organizado pela Jornalista Rafaele Vieira, e acompanhada pela linguista Lavínia Souza Reis.

EXPOSIÇÃO SOCIEDADE PLÁSTICA
Artista: Quinho Fonseca Data: de 13 de outubro à 09 de novembro de 2022
Recepção e abertura: 13 de outubro de 2022, às 19h
Horário: segunda à sábado, das 10 às 22h e aos domingos das 14h às 20h.
Local: Shopping Jequitibá, 2º piso, na Av. Aziz Maron, S/N, Góes Calmon, Itabuna, Bahia – Brasil
Material jornalístico produzido pela Jornalista Rafaele Vieira (DRT 0005781/BA) e pela Redatora e Linguista Lavínia Souza Reis.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp