Com diversos alagamentos pela cidade, o município de Itabuna, no sul da Bahia, está sob “Alerta Laranja” para as chuvas. Com um volume de 20 milímetros de chuvas entre o último domingo (23) e a manhã desta segunda-feira (24), a Diretoria da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop) emitiu o alerta.

O Alerta Laranja é um alerta com um risco moderado de inundações que se caracteriza por chuvas entre 30 e 60 milímetros.

“Iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”, disse o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão é que até a próxima quinta-feira (27) o tempo continue chuvoso. Ele afirmou que a última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para o órgão, referente a uma marquise que apresentou infiltrações. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirmou em contato com o portal Costa do Cacau.

Fonte: Bnews