A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, deu início a um projeto inovador voltado para os funcionários, com o objetivo de cuidar da saúde mental. Afinal, nos tempos atuais, principalmente os profissionais de saúde têm tido uma rotina com ansiedade e medo.

A psicóloga clínica Raiane Nunes informou que a primeira ação realizada é intitulada ‘Bolinhas Coloridas’. “Nessa estratégia, com as ‘Bolinhas Coloridas’, verificarmos como o profissional de saúde está se sentindo. Fizemos escolha de três cores: a vermelha significa ‘não estou me sentindo bem’; a amarela representa a neutralidade; e azul, ‘Estou bem’”.


Raine explica que “a ideia de ver a cor da bolinha do colega é para observarmos e termos um cuidado maior com aquela pessoa que no dia escolheu a bolinha vermelha. Não perguntamos o porquê da cor da bolinha, porque nosso objetivo maior é acolher, ouvir o o profissional através de uma conversa e a partir daí realizarmos ações que proporcionem um cuidado com o outro e a melhora de cada um”.

Paralelo a esta ação, a equipe do HRC também está realizando o Projeto de respiração e relaxamento, que é conduzido por Luã Guerra e Maria Vargens. Este, tem proporcionado aos colaboradores um momento de autocuidado, visando um maior controle das emoções, consciência corporal, redução do estresse, esvaziamento da mente, restabelecimento do foco, melhora do humor, mais disposição no dia a dia, além de outros benefícios que são proporcionados por essa atividade.

“Utilizamos música para um melhor relaxamento e concentração na atividade, provocando emoções positivas. A ação acontece toda sexta- feira no período matutino e pretendemos estender para outros dias da semana”, concluiu Raiane Nunes.

A motivação dos colaboradores também acontece através de mensagens diárias de reflexão e essas ações estão proporcionando maior autoestima e a união nesse momento tão atípico e conturbado e repleto de incertezas.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp