Com mais de 3 mil cirurgias realizadas em 2023, o Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed, é sinônimo de resolutividade na região, que contempla a cidade de Seabra e mais 11 municípios. Somente no período de janeiro a setembro deste ano, a unidade realizou 3.141 procedimentos cirúrgicos eletivos, ortopédicos e de urgência.

Nas cirurgias eletivas, os principais procedimentos estão relacionados a hérnias e a retirada de vesícula e útero. Já as cirurgias ortopédicas totalizaram 751 procedimentos, sendo realizadas principalmente em pacientes acometidos por quedas e acidentes automobilísticos. Os 379 casos cirúrgicos envolvendo urgência e emergência demonstram uma equipe sempre em prontidão.


O total de atendimentos nas diversas especialidades também surpreende. Somente no período de julho a setembro de 2023, a unidade realizou 10.513 atendimentos.

Diretor médico do HRC, Everson Matt destaca que a unidade trabalha para ampliar o atendimento na região. “O Hospital Regional da Chapada conta com uma equipe multidisciplinar e estrutura de última geração, o que nos permite otimizar esses atendimentos. Contamos com cirurgião geral, anestesista e ortopedista, oferecendo suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Seguimos trabalhando de forma incansável para melhorar o atendimento, oferecendo mais saúde para toda a Chapada Diamantina”, explica o diretor.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, e perfil assistencial de hospital geral, o HRC oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopedia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

Investimento em tecnologia

Inaugurado em 2017, o Hospital Regional da Chapada segue investindo e inovação e capacitação da equipe multidisciplinar em busca da frequente qualificação da assistência. Em maio, a unidade realizou o primeiro procedimento de retirada de cateter duplo j bilateral utilizando a técnica de videocirurgia.

A cirurgia endoscópica foi feita em um paciente de 65 anos do sexo masculino e com quadro renal crônico dialítico e, para a realização do procedimento, o Hospital Regional da Chapada mobilizou toda sua equipe multidisciplinar comandada pelo cirurgião geral e urologista Wellington Barbosa.

Segundo a supervisora de enfermagem do centro cirúrgico da unidade, Luana Castro, o método usado no procedimento reduz os riscos da cirurgia e melhora o pós-operatório do paciente. “Nas videocirurgias os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto, menos cicatrizes e menor risco de complicações. Esse é o início de mais uma etapa de avanços na saúde dos pacientes de Seabra e região”.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp