O sudoeste baiano ganhou um grande reforço na área da saúde com a inauguração nesta sexta-feira (18) do Novo Hospital Afrânio Peixoto e com a abertura de mais 48 leitos e de uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Para esta ampliação da rede de Saúde, o Governo do estado investiu cerca de R$ 29,5 milhões para reforma e ampliação das duas unidades que compõem a rede de assistência da Secretária da Saúde do Estado.

“São duas unidades muito importantes para a saúde no município. Além da ampliação do hospital de base, estamos entregando o Hospital Afrânio Peixoto. Nos primeiros 90 dias de funcionamento, no entanto, o equipamento irá ajudar no reforço ao mutirão de cirurgias eletivas. Após esse período, entrará no fluxo normal de cirurgias, incluindo cirurgias ortopédicas, sendo referência dessa especialidade em Vitória da Conquista e região”, destacou o governador.


Com 80 leitos, o Novo Afrânio Peixoto contará com serviços de cirurgia, internamento, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico. O Serviço de Cirurgia será destinado aos pacientes que necessitem realizar procedimentos cirúrgicos em regime de primeiro e/ou segundo tempo, das sub especialidades de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. O internamento será para pré e pós-operatório, em acordo ao perfil cirúrgico da unidade.

“O Novo Hospital Afrânio Peixoto está estruturado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados para a realização de tratamentos clínicos e cirúrgicos”, ponta a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. A titular da pasta ainda destaca que a equipe assistencial contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional proporcionando um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

A unidade funcionará em regime de 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso exclusivamente por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação ou através do Hospital Geral de Vitória da Conquista, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios.

O Novo Afrânio Peixoto será destinado inicialmente para realização de mutirão de cirurgias eletivas, por um período de três meses, considerando a alta demanda na região e o represamento desse tipo de atendimento em virtude da pandemia por covid-19. O acesso dos pacientes se dará por meio do Sistema Lista Única do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.

Na ocasião, o governador ainda entregou 12 ambulâncias tipo van para 12 municípios de Boquira, Maetinga, Candiba, Bom Jesus da Serra, Ituaçu, Caraíbas, Guajeru, Tanque Novo, Urandi, Iuiu, Cordeiros e Jacaraci.

Ampliação do HGVC
Referência para o sudoeste baiano, o Hospital Geral de Vitória da Conquista passou a contar com mais com mais 48 leitos de enfermaria cirúrgica, que inicialmente serão destinados para atender cirurgias e procedimentos vasculares. Ao longo do tempo os leitos atenderão também às especialidades de cirurgia geral, oncológica e neurocirurgia.

O hospital passa a contar ainda com uma Sala de Politrauma, com capacidade para atendimento de até seis pacientes politraumatizados ao mesmo tempo. O diretor do HGVC, Geovani Moreno, explica que a sala possibilitará melhorar a qualidade na assistência prestada à população e sistematizar o atendimento inicial dos pacientes. “Temos agora um espaço físico e uma equipe dedicada a este tipo de atendimento, o que faz com que o atendimento seja ainda mais adequado”, afirma o diretor.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp