Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta quarta-feira (31/8), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, com 41,3% das intenções de voto. O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece na segunda posição, com 37,1%.

Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro, com 7,7% dos votos. Candidata pelo MDB, Simone Tebet tem 2,4% da preferência, em quarto lugar. Os demais presidenciáveis não somaram 1%.

Além disso, 4% dos eleitores declararam não saber ou não responderam em quem vão votar. Os votos brancos e nulos totalizam 5,9%.

Na pesquisa anterior, realizada pela instituição no começo de agosto, Lula tinha 41,7% das intenções, e Bolsonaro, 37%. A variação dos candidatos não ultrapassou a margem de erro.

A análise corresponde ao cenário estimulado, ou seja, quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado.

A pesquisa tem 95% de confiança e ouviu 2.020 pessoas, de 164 municípios brasileiros, no período entre 26 e 30 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03492/2022.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula também está na frente, com 32,1% das intenções de voto. Bolsonaro tem 29%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, alcançou 3,9% do eleitorado.

No total, 27,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam, enquanto 5,7% votariam nulo ou branco.

Fonte: Metrópoles