Uma pesquisa Atlas Intel/Arko Advice divulgada nesta sexta-feira 30, dois dias antes da eleição, indica a liderança de Lula (PT) na corrida à Presidência da República com 50,7% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL), na segunda posição, tem 41%.

Na contagem, a excluir votos em branco e nulos e eleitores indecisos, Ciro Gomes (PDT) marca 3,6%, enquanto Simone Tebet (MDB) chega a 2,6%. Nenhum outro candidato chega a 1%.


Considerando a margem de erro, Lula tem entre 49,7% e 51,7%. Para triunfar na primeira rodada, em 2 de outubro, ele tem de obter mais de metade dos votos válidos.

O levantamento seguiu uma metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment, ou RDR, segundo a qual os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).

O instituto diz que, a fim de garantir a representatividade em nível nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas de 1.661 municípios entre 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, considerando um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-01318/2022.

Fonte: Carta Capital

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp