Na tarde desta quarta-feira (30), a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) elegeu sua nova líder. Escolhida por unanimidade, Neusa Cadore (PT) substitui Luiza Maia (PT) e ocupa a liderança até o fim de 2018.
Para Neusa, apesar do número ainda pequeno de mulheres na Alba (8 dos 63 parlamentares), a atuação delas é muito importante para a busca por igualdade. “Embora seja uma sub-representação, nossa presença ocupa um espaço importante. Me sinto feliz de representar a luta dos diversos movimentos feministas e poder articular interna e externamente, trazendo contribuições de uma rede de entidades que se dedica à construção da igualdade e dos direitos das mulheres”.
Políticas para as Mulheres
Pela manhã, Neusa Cadore participou da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher que teve a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, além de vereadoras da região metropolitana de Salvador e lideranças de movimentos sociais. 
A titular da SPM fez um balanço da sua gestão, apresentando as diversas iniciativas que têm sido realizadas no estado e as perspectivas futuras. Ela destacou que a autonomia econômica e o combate à violência doméstica têm sido os principais focos da atuação, e citou uma série de programas como as Casas de Farinha, a Caravana Respeita as Minas e a Ciranda Rural com a Ronda Maria da Penha, que têm sido ações integradas com outras áreas do Governo. 
A secretária também destacou o cenário nacional de desmonte das políticas como uma grande preocupação, sobretudo com o congelamento dos investimentos. “Isso tem uma grande repercussão do ponto de vista de todas as áreas básicas, mas afeta principalmente as mulheres que são a maioria da população brasileira”, ressaltou.
A deputada Neusa Cadore aproveitou a reunião para reforçar a importância do trabalho da SPM e solicitou a parceria para ampliar a Ronda Maria da Penha e as outras ações de combate à violência doméstica para demais cidades do interior.

Ascom Neusa Cadore
Pedro Ivo Sena

Jornalista

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp