Uma jovem de 19 anos morreu no início da tarde de quarta-feira, 15, após se afogar na Cachoeira da Capelinha, em Cajati, no interior de São Paulo. Segundo informações a garota já estava indo embora, quando se separou do grupo em que estava e voltou à cachoeira para fazer uma selfie com uma amiga. Elas foram surpreendidas pela correnteza e apenas a colega da vítima foi resgatada com vida.

Maria Fernanda Fagundes Sobrinho, de 19 anos, estava passeando com amigos e familiares quando retornou com uma amiga para tirar foto na cachoeira em Cajati, SP, e se afogou.
Jovem estava com um grupo de amigos e familiares na cachoeira da Capelinha, em Cajati, em SP — Foto: Reprodução/Facebook

Conforme informações da Fundação Florestal, Maria Fernanda Fagundes Sobrinho é de Curitiba, no Paraná, e estava com um grupo de 15 pessoas, entre amigos e familiares. Eles chegaram ao Parque Estadual do Rio Turvo (PERT) por volta das 10h de domingo (12) para visitar a cachoeira e foram recebidos por monitores, que passaram todas as orientações conforme protocolo das unidades. A operadora de telemarketing aproveitou parte do dia no local.

Por volta das 13h30, o grupo que estava com ela decidiu que iria embora e seguiu sentido trilha. A jovem e uma amiga de 17 anos resolveram voltar para tirar uma última foto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ambas ficaram na margem da cachoeira e, em um determinado momento, o volume da água aumentou rapidamente, e as duas afundaram.

O grupo notou que as duas estavam demorando e as pessoas decidiram retornar para saber o que havia ocorrido. Um deles viu a adolescente se afogando e a puxou para a superfície. Maria não foi localizada pelos amigos, que decidiram acionar o Corpo de Bombeiros.

O corpo da jovem foi localizado às 19h30. Ela foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso, registrado como óbito – morte natural, na Delegacia de Cajati, segue em investigação.

Cachoeira em que jovem morreu em Cajati, SP, possui entre quatro e seis metros de profundidade — Foto: Divulgação/Fundação Florestal

Fundação Florestal

Em nota, a Fundação Florestal (FF) lamenta a morte da jovem Maria Fernanda e afirma que, após o acidente, imediatamente, os funcionários do PERT prestaram toda assistência ao grupo e acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

O local, segundo a Fundação, possui sinalizações e monitores que alertam sobre os cuidados a serem tomados durante o passeio, tais como riscos de afogamento, trombas d’água e não consumir bebida alcoólica nas dependências do parque. Não há registros anteriores de acidentes fatais nesta área.

A cachoeira possui entre quatro e seis metros de profundidade e fica há cerca de 200 metros da sede da unidade. A caminhada até a queda d’água é autoguiada. Neste período de verão, os alertas e orientações de segurança aos visitantes foram intensificados em todas as áreas geridas pela FF, além do reforço dos avisos nas mídias sociais.

Fonte: Calila Notícias