As condições do tempo previstas para os próximos dias deverão ser de chuvas em praticamente toda a Bahia. Tal condição se deve a presença da umidade proveniente da Amazônia, somada a uma frente fria que está atuando sobre parte do Sudeste e Nordeste brasileiro, o que irá contribuir para intensificar estas chuvas, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, Recôncavo e Sul do Estado. Ressalta-se que, para o oeste baiano não se descarta a possibilidade de que as chuvas venham acompanhadas de trovoadas. Já no Nordeste do Estado, a previsão é de céu com nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas de fraca intensidade.


As temperaturas deverão ficar elevadas no Oeste e São Francisco, com máximas podendo atingir os 32°C. Por outro lado, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas mais amenas, oscilando entre mínimas de 16°C e máximas de 27°C. Na faixa litorânea, estes índices deverão variar entre 20°C (mínimas) e 29°C (máximas). Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (mínimas de 22°C e máximas de 29°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

Uma das características da primavera é a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), quando os IUVs deverão variar entre 12 e 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes valores estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Assim, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

As informações são do Inema.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp