Previsão é de mais chuvas durante esta semana na Chapada Diamantina



As condições do tempo previstas para os próximos dias deverão ser de chuvas em praticamente toda a Bahia. Tal condição se deve a presença da umidade proveniente da Amazônia, somada a uma frente fria que está atuando sobre parte do Sudeste e Nordeste brasileiro, o que irá contribuir para intensificar estas chuvas, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, Recôncavo e Sul do Estado. Ressalta-se que, para o oeste baiano não se descarta a possibilidade de que as chuvas venham acompanhadas de trovoadas. Já no Nordeste do Estado, a previsão é de céu com nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas de fraca intensidade.

As temperaturas deverão ficar elevadas no Oeste e São Francisco, com máximas podendo atingir os 32°C. Por outro lado, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, são esperadas temperaturas mais amenas, oscilando entre mínimas de 16°C e máximas de 27°C. Na faixa litorânea, estes índices deverão variar entre 20°C (mínimas) e 29°C (máximas). Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis (mínimas de 22°C e máximas de 29°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de ocorrer chuvas a qualquer hora do dia.

Uma das características da primavera é a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), quando os IUVs deverão variar entre 12 e 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes valores estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Assim, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

As informações são do Inema.

Participe de nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.

BAIXE NOSSO APLICATIVO