A Prefeitura de Ipirá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e o SEBRAE, realizou nesta quinta-feira, 22, no auditório da Coordenadoria Municipal de Educação, um seminário sobre a Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma para alimentação de rebanho de bovino e caprinos. O encontro reuniu centenas de produtores rurais, fazendeiros, empresários, estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe, o prefeito Marcelo Brandão, secretários municipais e vereadores.

A palestra foi comandada pelo engenheiro agrônomo, Paulo Suassuna – o maior especialista sobre o cultivo da palma forrageira do Brasil e percorre o país a fora, principalmente a região nordeste, apresentando sua técnica exclusiva de plantio de palma.


 O seminário ocorreu em duas etapas, pela manhã houve todas as orientações teóricas e no período da tarde, na Fazenda Brava de Dr. José Caetano, foi realizada a parte prática.

Durante todo o dia, com explicações técnicas e práticas, ele mostrou como se faz o plantio de forma otimizada e eficiente. Para ele, a palma é um produto nobre e deve ser explorado com mais eficiência nas regiões semiáridas. “A palma é um alimento muito rico para os animais e pode ser produzido em alta escala, se for plantado de forma adequada. É o ouro do sertão, que pode ser oferecido para alimentar os animais durante o ano todo”, explica.

Para o Secretário de Agricultura do Município, Eraldo Gomes (Xeu), o evento superou as expectativas. “Sem dúvidas um excelente seminário, que teve um grande número de produtores e hoje as pessoas que participaram do evento já possuem outra visão de como plantar a palma, produzir a palma de forma intensiva.  A Prefeitura concedeu total apoio logístico e estrutura para que pudéssemos receber o público e o palestrante. Essa nossa ação vai realmente contribuir de uma forma muito significativa com o crescimento rural de Ipirá”.

Um dos participantes do seminário, o produtor rural Nilton da Conceição, destacou que a palestra foi muito importante para capacitar cada vez mais os agricultores de Ipirá na hora de plantar a palma com o objetivo de aumentar a produtividade. “Eu só tenho a agradecer por esta palestra muito produtiva, é um professor que considero o maior palestrante do país e Ipirá só ganhou com este encontro”.

 

Ascom PMI

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp