As causas de um acidente que vitimou uma criança, de cinco anos, em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, ainda não foram esclarecidas quase 60 dias após o fato. No dia 27 de fevereiro, Yasmin Santos de Oliveira estava em uma veraneio – com 48 anos de fabricação e usada como transporte escolar – quando a porta do veículo abriu e ela caiu na estrada, próximo da residência onde morava no povoado do Rosário, zona rural do município.

A criança chegou a ser socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu. Procurada pelo Bahia Notícias, a delegacia da cidade informou que as investigações continuam, mas não há data para ser finalizada. “A gente está aguardando chegar alguns documentos para a conclusão do inquérito”, disse o delegado Atilano Teixeira Campos, titular da delegacia de Ipirá, ao Bahia Notícias.


O BN tentou contato com o prefeito Edvonilson Silva Santos (PSD) para saber o andamento da sindicância da prefeitura, mas não conseguiu a comunicação com o mesmo até o fechamento da nota.

Logo após o acidente, a prefeitura lamentou o ocorrido, decretou luto oficial de três dias e comunicou a abertura de uma sindicância interna para apurar o caso, o que incluía ouvir desde o motorista a outras pessoas com algum envolvimento no caso. O procedimento tem prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período.  

Além de ter mais de sete anos de uso, a suspeita é que veraneio não contava com cintos de segurança suficientes nem tinha monitor, função exercida por um adulto para garantir a segurança dos menores. Os itens estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), respectivamente.

Por Francis Juliano/Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp