BRASIL

Surto de Norovírus é detectado em cruzeiro de luxo; mais de 100 pessoas foram contaminadas

Mais de 100 passageiros em cruzeiro foram infectados com vírus do norovírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou, na última sexta-feira (17), um surto de norovírus em 127 passageiros, dos 6.293 passageiros que estavam a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa. De acordo com informações do portal Metrópoles, o vírus é contagioso e os casos detectados atendem aos critérios do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros, mais especificamente no item 3.1.3, que define o surto. 

A coleta foi feita aos tripulantes no dia 18 de janeiro pela Anvisa de Santos, em São Paulo, em parceria com agentes da Secretaria de Saúde da cidade. Além disso, foi recolhida também as amostras de água e alimentação das embarcações.

Os passageiros registraram Doença Diarreica Aguda (DDA) e foram isolados e estão sendo acompanhados pela MSC, que informou está tomando as medidas sanitárias necessárias. 

O Ministério da Saúde está recomendando a hidratação como um dos principais métodos de tratamento. A hospitalização pode acontecer, mas em baixa frequência. Dentre os demais sintomas, estão: evacuações frequentes e líquidas, vômitos, pele e boca secas e dificuldade em urinar.

Fonte: Bnews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo