A Bahia viveu uma semana marcada por uma sequência brutal de feminicídios que escancaram a urgência de ações mais duras contra a violência de gênero. Cinco mulheres foram assassinadas em diferentes cidades do estado entre os dias 10 e 16 de abril. Em todos os casos, os principais suspeitos são companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
Irecê: Yasmin Andrade Pinheiro
Na noite de quinta-feira (10), Yasmin Andrade Pinheiro, de 30 anos, foi assassinada de forma covarde no bairro Recanto das Árvores, em Irecê. O principal suspeito é o ex-sogro, que discutiu com a vítima, a esfaqueou, depois a atropelou e fugiu. O filho dela, de apenas 13 anos, também foi esfaqueado ao tentar defender a mãe. O garoto foi socorrido e sobreviveu.
Conceição do Jacuípe: Maura Santos de Jesus
Já no sábado (12), Maura Santos de Jesus, de 45 anos, foi executada com três tiros enquanto dormia, dentro de casa. O crime foi cometido pelo ex-companheiro, Mário Pereira Brito, que se matou em seguida. O filho da vítima, de 11 anos, presenciou a tragédia. O caso aconteceu na Rua Juvêncio Dias, em Conceição do Jacuípe.
Santana: Iane de Jesus Branco
No domingo (13), Iane de Jesus Branco, 26, foi morta dentro da própria casa, na cidade de Santana, no oeste baiano. O companheiro é o principal suspeito e foi preso três dias depois. A vítima foi agredida com blocos de cerâmica na frente do filho de apenas quatro anos. O casal teria passado o fim de semana consumindo bebidas alcoólicas.
Plataforma: Catarine Melhor de Souza Cerqueira
Na segunda-feira (14), em Salvador, mais um crime com requintes de crueldade. Catarine Melhor de Souza Cerqueira, 27, foi assassinada a facadas no bairro São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. O autor do crime seria o ex-marido, Sérgio Santos Cerqueira, que fugiu com o carro da vítima. Ele foi preso após se apresentar à polícia. O crime ocorreu no dia em que a vítima formalizaria o divórcio.
Bairro da Paz: Jaqueline Vieira Moura
Encerrando a sequência de crimes, Jaqueline Vieira Moura, de 43 anos, foi morta na tarde de quarta-feira (16), no bairro da Paz, em Salvador. A manicure foi encontrada com sinais de estrangulamento dentro de casa. O suspeito, seu namorado, tentou fugir, mas foi linchado por populares e morreu no hospital.
Fonte: Informe Baiano