Moradores do distrito de Caboto, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, foram surpreendidos na noite desta quinta-feira (8) com a aparição de um animal marinho incomum na região. O animal foi registrado em vídeo por populares, que demonstraram espanto com sua presença.
Inicialmente, os moradores indicaram que se tratava de um leão-marinho. No entanto, apurado pelo BNEWS junto a órgãos ambientais, foi confirmado que o animal era, na verdade, um elefante-marinho.
Na quarta-feira (7), o animal já havia sido avistado no distrito de Ilha das Fontes, em São Francisco do Conde, também na Região Metropolitana. As imagens circularam nas redes sociais, chamando a atenção de ambientalistas e curiosos.
De acordo com nota enviada ao BNEWS, o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informou que está atuando para avaliar as condições de saúde do elefante-marinho avistado em São Francisco do Conde.
Desde as primeiras horas do dia, o IMA realiza buscas intensivas na área após a última avistagem registrada por volta das 5h da manhã. Até o momento, o animal ainda não foi localizado.
O aparecimento desse tipo de animal é raro na costa brasileira, sendo mais comum entre indivíduos jovens que se perdem durante os deslocamentos. Quando recuperado, o animal é sempre devolvido ao seu habitat natural, com a soltura realizada na região Sul do país.
Fonte: Bnews