Duas pessoas ficaram feridas após uma lancha naufragar parcialmente, nesta quinta-feira (8), na Ilha de Tinharé, um famoso destino turístico no município de Cairu, no baixo sul da Bahia. O naufrágio aconteceu um mês após uma batida entre lanchas na mesma região.
No acidente ocorrido em 7 de abril, uma pessoa morreu e outras quatro sofreram ferimentos graves. [Relembre ao final do texto]
Dessa vez, a embarcação transportava 14 pessoas. O comandante da tripulação e uma turista tiveram ferimentos leves devido ao acidente.
Segundo a prefeitura de Cairu, a lancha apresentou uma entrada de água durante o passeio conhecido como “Volta à Ilha”, entre os povoados de Garapuá e Morro de São Paulo. A causa do naufrágio parcial ainda é desconhecida.
Com o objetivo de evitar que a embarcação afundasse, o marinheiro conduziu a lancha até um banco de areia, onde pediu resgate. A embarcação foi rapidamente socorrida no local e todos os passageiros foram resgatados com segurança.
Uma turista, identificada como Denise Marinho, sofreu um corte no joelho, enquanto o condutor da embarcação, Ademilson de Jesus, teve uma fratura na costela.
De acordo com a Capitania dos Portos, as vítimas receberam atendimento no posto de saúde do distrito de Garapuá. Já a embarcação foi reflutuada e levada para um local seguro. O órgão revelou ainda que um inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.
Por meio de nota, o secretário de Turismo de Cairu, Cláudio Brito, detalhou que a lancha envolvida no incidente está totalmente regular e tem autorização do município para realizar o passeio. Além disso, o número de passageiros respeitava as normas municipais e a embarcação possui seguro, que cobre danos eventualmente sofridos por turistas.
Batida entre lanchas provocou morte de uma pessoa em Morro de São Paulo
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram gravemente feridas após uma batida entre duas lanchas que faziam a travessia entre Morro de São Paulo e Valença, na Bahia, na noite de 7 de abril. Quinze pessoas estavam nas duas embarcações.
O acidente aconteceu em um banco de areia conhecido na região como Ilha da Coroa. A área fica em frente à praia da Gamboa, vilarejo que também pertence ao município de Cairu.
As lanchas navegavam no sentido contrário e bateram de frente. Ambas ficaram totalmente destruídas.
Fonte: G1 Bahia