Quinze pessoas foram presas, na terça-feira (1°), durante a terceira fase de uma operação contra um grupo suspeito do golpe de falso consórcio de imóveis, em Salvador.
Segundo informações da Polícia Civil, das 15 pessoas detidas, 11 são mulheres e quatro homens. Elas são suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em estelionato, publicidade enganosa e lavagem de dinheiro.
As prisões ocorreram por volta das 16h30, em um centro empresarial na região do Iguatemi, após as investigações apontarem que os suspeitos continuavam praticando o golpe do “falso consórcio”.
O grupo criminoso montava empresas de fachada para ofertar falsos planos de consórcio, atraindo vítimas com promessas enganosas de contemplações imediatas e facilidades financeiras inexistentes. A prática já vinha sendo monitorada e havia sido alvo de fases anteriores da operação.
A ação, realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), unidade do Departamento Especializado de Investigação Criminal (Deic), resultou ainda na apreensão de 15 celulares e 10 notebooks utilizados para a atividade criminosa.
Segundo o delegado Thiago Costa, responsável pelas investigações, os suspeitos mudam o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para se protegerem, mas, desta vez, eles ficaram no mesmo endereço, na região do Iguatemi.
“Isso chamou a nossa atenção e registros de ocorrências começaram a chegar. Viemos in loco para cessar as investidas criminosas. Eles usam anúncios na internet, convites para ir na empresa, aquela publicidade enganosa que você vai adquirir o bem do seu sonho, mostram fotos das casas, meramente ilustrativas, de imóveis que não existem”, destacou o delegado.
Conforme a Polícia Civil, todos os envolvidos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.
Fonte: G1 Bahia