Um esquema de transporte clandestino operado pela facção Comando Vermelho (CV) é alvo da ‘Operação Rota das Sombras’, deflagrada na manhã desta sexta-feira (8), na comunidade da Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais de fachada e residências. Quatro pessoas já foram presas.
Conforme divulgado pela Polícia Civil, as investigações revelaram que mototaxistas da região eram coagidos a instalar e utilizar um aplicativo desenvolvido pela facção, que funcionava como uma plataforma de mobilidade urbana com aparência legal, mas utilizada para financiar o tráfico de drogas.
Ainda segundo a instituição, a associação criminosa era formada por dois núcleos bem estruturados.O primeiro é responsável por coagir e controlar os profissionais do transporte alternativo, mediante ameaças e extorsões. O segundo é encarregado de receber e gerenciar os valores arrecadados, que eram integralmente revertidos ao chefe do tráfico local.
“As investigações apontaram que mais de 300 mototaxistas estavam cadastrados no sistema, gerando lucros mensais para a organização criminosa que podem chegar a R$ 1 milhão. Além disso, empresas de fachada eram utilizadas para mascarar as operações financeiras, conferindo aparência de legalidade ao aplicativo”, revelou a polícia.
Fonte: Bnews