BAHIA

Mulher liga para a polícia e simula pedido de pizza para denunciar violência doméstica na Bahia; OUÇA

Uma mulher vítima de violência doméstica ligou para o190 e simulou um pedido de pizza para denunciar que sofreu uma agressão e que corria risco na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. O homem foi preso.

A situação aconteceu na noite de sexta-feira (5). O pedido de socorro foi feito ao Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom), ferramenta da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Na ligação, que durou menos de 1 minuto, a mulher pede uma pizza e informa o nome e o endereço. A atendente pergunta se o telefone está no viva voz e pede que ela retire, caso fosse possível. Quando a vítima afirma que conseguiu, a policial pede que ela responda apenas sim ou não e questiona se a mulher foi agredida e se o agressor está próximo, a vítima responde que sim.

Equipes da Polícia Militar foram enviadas para o endereço e o agressor acabou preso. O homem foi apresentado na Delegacia Territorial (DT) de Itabuna. A polícia não informou o nome do suspeito.

No mês de julho, outro pedido de pizza salvou uma mulher na cidade de Vitória da Conquista, na região sudoeste. Na ocasião, a vítima usou a estratégia para alertar os policiais sobre as ameaças que estava sofrendo do ex-companheiro. Graças à ligação, o suspeito foi preso e encaminhado para uma delegacia especializada da cidade.

Como pedir ajuda?

Vítimas de violência doméstica devem pedir ajuda emergencial através do número 190, do Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom). Policiais que atuam no serviço estão capacitados para orientar e socorrer as vítimas.

Também está disponível para vítimas de violência a Central de Atendimento à Mulher, através do número 180.

A Central é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180.

O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:

  • orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
  • informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
  • registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
  • registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.

Fonte: G1 Bahia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo