Oito pessoas foram presas nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, durante a Operação Estado Anômico, que investiga um grupo especializado em lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. O esquema é liderado pelo deputado Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), alvo de mandado de prisão, mas até o momento, ele não foi localizado.
Entre os detidos estão a esposa do parlamentar, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Os dois já haviam sido presos em 2023, mas foram soltos em abril de 2024. O deputado Binho Galinha continua sendo procurado pela polícia, assim como outro alvo da operação, cujo nome não foi divulgado.
Além das prisões, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador, em endereços residenciais e empresas ligadas ao grupo.
A operação mira uma organização criminosa com atuação estruturada, responsável por movimentar recursos ilegais e manter esquema de crimes graves, mesmo sob medidas cautelares contra seus integrantes.
Fonte: Bnews