Um produtor rural foi baleado e a mãe dele, de 80 anos, foi mantida como refém durante duas horas em uma fazenda situada em Itabela, na Costa do Descobrimento. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira (7) na propriedade intitulada de Fazenda Seis Irmãos, zona rural do município.
Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, os acusados seriam um grupo de indígenas pertencentes à aldeia Meio da Mata que afirmaram que a ocupação faz parte de um processo de retomada de terras consideradas ancestrais. Testemunhas relataram que o grupo estava encapuzado e armado. Eles cercaram a casa da família, efetuaram disparos e atingiram o filho do proprietário, que foi baleado no abdômen.
O agricultor conseguiu fugir pelo mato e foi socorrido ao Hospital Frei Ricardo, onde permanece internado. Durante a ação, os acusados mantiveram a idosa refém, com um bebê de dois anos que também estava no imóvel. A Polícia Militar iniciou diálogo com o grupo e conseguiu negociar a liberação da mulher, que sofre de problemas cardíacos.
Os indígenas afirmam que a fazenda está dentro do perímetro da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal. Já os proprietários contestam e dizem que o imóvel fica fora da área em processo de demarcação. Um inquérito foi aberto para investigar o caso.
Devido à escalada de tensão fundiária na região, agentes da Força Nacional reforçaram a segurança em Itabela e em áreas próximas à Aldeia Barra Velha.
Fonte: Bahia Notícias