Pelo menos 17 baianos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram alvos da megaoperação realizada pela polícia do Rio de Janeiro contra a facção criminosa Comando Vermelho. Deste total, 16 foram presos e um morreu durante a ação. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29) pela TV Bahia.
A operação, iniciada na madrugada de terça-feira (28), ocorre nos complexos do Alemão e da Penha. Segundo dados do Governo do Rio de Janeiro, até a última atualização, 121 pessoas morreram durante as ações. Entre os mortos, está Júlio Souza Silva, de 26 anos, natural de Salvador, que já havia sido preso por tráfico de drogas e cumpria pena em regime semiaberto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Júlio tinha ligação com o Comando Vermelho no Nordeste de Amaralina, em Salvador, e é apontado como integrante do grupo criminoso. Inicialmente, havia a informação de que dois baianos teriam morrido na operação, mas o órgão confirmou que apenas um óbito foi registrado.
Entre os 16 baianos presos, estão suspeitos de exercer liderança da facção em diferentes regiões da Bahia, incluindo Feira de Santana e o bairro de Portão, em Salvador. A TV Bahia teve acesso aos nomes e fotografias de 15 deles. São eles:
- Alan Barbosa Fonseca – natural de Feira de Santana, suspeito de tráfico, roubo qualificado e porte ilegal de arma.
- Anailton Conceição dos Santos – natural de Lauro de Freitas, com passagem por tráfico.
- Armando Santos de Jesus – natural de Salvador, com registro de tráfico.
- Carlos Anderson Mattos Conceição – cumpriu pena no Conjunto Penal de Feira de Santana em 2024.
- Carlos Henrique Souza dos Santos – possui passagem por apropriação indébita em Salvador.
- Danilo Ferreira do Amor Divino (Dani ou Mazola) – natural de Feira de Santana, com ocorrências por porte de arma, uso de documento falso e posse de drogas.
- Diogo Garcez Santo Silva – apontado como líder da facção em Feira de Santana, com registros por associação para o tráfico e porte de arma.
- Fábio Francisco Santana Sales – suspeito de ameaça em Alagoinhas.
- Felipe de Jesus do Rosário – preso por tentativa de homicídio contra policial, tráfico e associação para o tráfico em Itatim; suspeito de homicídio em Feira de Santana.
- Felipe Neves da Silva – natural de Feira de Santana, com passagem por consumo pessoal de drogas.
- Lucas Santos Barbosa – apontado como liderança da facção em Feira de Santana, com passagem por homicídio em 2024.
- Marlon Niza dos Santos Júnior – natural de Canavieiras, com registros de tráfico e homicídio qualificado.
- Pedro Henrique Mascarenhas – suspeito de três homicídios e um roubo em Feira de Santana entre 2023 e 2025.
- Robert da Silva de Jesus – apontado como líder da facção em Portão, Salvador; preso em 2022 e posteriormente solto.
- Rauflan Santos Costa – com passagens por tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma e uso de documento falso em Ilhéus e Itabuna entre 2023 e 2025.
As investigações continuam para identificar outros suspeitos com atuação na Bahia e no Rio de Janeiro.
Com informações do G1





