ECONOMIA

Mutirão oferece negociação de dívidas bancárias até o dia 30

Consumidores com dívidas em atraso com bancos e instituições financeiras podem participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que segue até o dia 30. A ação reúne mais de 160 instituições, além de contar com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.

Podem ser renegociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais, consignado e outras modalidades de crédito. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não estão incluídos no mutirão.

As negociações podem ser feitas diretamente pelos canais oficiais dos bancos ou pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma pública que conecta consumidores e empresas. Para solicitar o atendimento online, é necessário ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. Somente dívidas em atraso e sem bens de garantia podem ser renegociadas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante o mutirão poderão ser oferecidas condições especiais, como descontos no valor total, parcelamento ou redução de taxas de juros para refinanciamento. Pessoas superendividadas podem contar com apoio dos Procons para elaboração de um plano de pagamento.

A lista de instituições participantes e informações detalhadas sobre os canais de atendimento estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban. Outra alternativa é acessar o site www.consumidor.gov.br, selecionar a instituição credora e enviar a proposta de negociação, que deve ser respondida em até dez dias.

Para verificar dívidas registradas no sistema financeiro, o consumidor pode consultar o Registrato, serviço do Banco Central que reúne informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.

Já para débitos não bancários, como contas de varejo, telefonia, serviços públicos e universidades, é possível participar do Feirão Serasa Limpa Nome, disponível online e em agências dos Correios participantes.

Com informações da Agência Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo