BRASILPOLÍTICA

Maioria prefere que Bolsonaro apoie Michelle nas eleições

Pesquisa Datafolha realizada entre 2 e 4 de dezembro mostra que 22% dos brasileiros consideram Michelle Bolsonaro o nome ideal para ser indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à disputa presidencial de 2026. Em seguida aparecem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 20%, e o senador Flávio Bolsonaro, com 8%.

Ratinho Jr. (12%), Eduardo Bolsonaro (9%), Ronaldo Caiado (6%) e Romeu Zema (4%) completam a lista de possíveis nomes apoiados pelo ex-presidente. Os índices permanecem estáveis em relação ao levantamento anterior de julho, com variações dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.

Rejeição ao apoio de Bolsonaro

O Datafolha também aponta que metade dos eleitores (50%) afirma que não votaria em um candidato indicado por Jair Bolsonaro. Outros 26% disseram que votariam com certeza em um nome apoiado pelo ex-presidente, enquanto 21% responderam que talvez votariam.

Preferências entre bolsonaristas

Entre os eleitores que se declaram bolsonaristas, Michelle Bolsonaro também lidera, com 35%. Ela aparece em empate técnico com Tarcísio de Freitas, que registra 30%. Eduardo Bolsonaro tem 14%, e Flávio Bolsonaro — que se lançou recentemente como “o nome do pai” — aparece com 9%.

A escolha de Flávio, segundo avaliações no centrão, é interpretada como tentativa da família Bolsonaro de manter protagonismo político, mas ainda enfrenta resistência dentro da própria base.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo