BAHIA

Polícia apreende 4,5 toneladas de maconha skunk em plantação na zona rural de Xique-Xique

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Semiárido) apreenderam cerca de 4,5 toneladas de maconha do tipo skunk na tarde de quarta-feira (18), na zona rural do município de Xique-Xique, na região de Irecê, no interior da Bahia.

De acordo com informações apuradas, a apreensão ocorreu durante patrulhamento e levantamento de dados que levaram as equipes à identificação de uma propriedade rural utilizada para o cultivo ilegal de Cannabis sativa. No local, os policiais encontraram uma área de aproximadamente sete hectares destinada ao plantio da droga, com indícios de colheita recente.

Segundo a Polícia Militar, a estimativa é de que mais de 400 mil pés de maconha tenham sido cultivados e colhidos na propriedade. Parte do entorpecente já estava pronta para consumo e acondicionada em embalagens com alto nível de sofisticação, indicando uma estrutura organizada de produção.

A droga foi localizada em diferentes pontos da área e também no interior de um caminhão que seria utilizado para o transporte e a distribuição do material. Com a chegada das guarnições, suspeitos fugiram pela vegetação da caatinga e não foram encontrados.

Durante a varredura, os policiais identificaram uma estrutura completa de produção, com sistema de irrigação, poço artesiano, bombas submersas, reservatórios de água, equipamentos agrícolas e ranchos usados como alojamento, contendo alimentos, roupas e utensílios domésticos. Para camuflar a atividade criminosa, havia ainda uma plantação de feijão no local.

Além da droga, foram apreendidos um caminhão, um trator e uma motocicleta. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Xique-Xique.

Segundo a Polícia Militar, esta é a quarta grande plantação de maconha desarticulada pela CIPE/Semiárido em menos de 30 dias. A operação contou com o apoio da 10ª Companhia Independente da PM e integra as ações do Comando de Policiamento Especializado.

Com informações do Informe Baiano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo