Nesta quarta-feira (24), aproveitando o clima natalino, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) levou o Natal Mais Social ao Restaurante Popular Alaíde do Feijão, no bairro Liberdade, em Salvador, oferecendo refeição e mais dignidade para quem mais precisa. O governador Jerônimo Rodrigues visitou a unidade, tomou café e almoçou com o público presente, em uma ação de confraternização.
Desde que foi entregue totalmente requalificada, no último dia 19 de novembro, a nova estrutura já serviu mais de 3,5 mil refeições gratuitas diárias, com cardápio variado e balanceado, reforçando o compromisso com o direito humano à alimentação adequada. Só nesse primeiro mês de funcionamento, foram 50,6 mil refeições oferecidas. “É nosso dever garantir saúde, assistência social e alimentação, lembrando que todos têm direito a um prato de comida. Esse é um grande mutirão para tirar as pessoas da fome”, disse Jerônimo.
Além de um ambiente mais organizado e acolhedor, quem depende do restaurante sentiu a diferença no dia a dia. Para a cozinheira Edna Ramos, o sentimento de dever cumprido. “É uma honra sair de casa, vir aqui dar a melhor alimentação para essas pessoas que passam aqui, especialmente hoje, no Natal. É muito carinho, a equipe toda unida no objetivo de oferecer o melhor para a população”.
Segurança Alimentar
O Restaurante Popular Alaíde do Feijão faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e é mantido pelo governo baiano, por meio da Seade). A iniciativa, que integra as ações do programa Bahia Sem Fome, reforça a política estadual de combate à fome, garantindo comida de qualidade todos os dias.
“É um trabalho que nos enche de alegria e orgulho, pois garante uma refeição de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, com dignidade, respeito e compromisso das políticas públicas que conferem o direito a todas as pessoas que frequentam esses estabelecimentos”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.
“Temos um sistema de segurança alimentar em fortalecimento, com ações contra a fome que garantem assistência, inclusão social, documentação, qualificação e acesso ao mercado de trabalho para a população mais vulnerável”, disse o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
Cardápio natalino
E no clima natalino, o cardápio também ganhou um toque especial. O almoço contou com frango ao molho de ervas e pernil à Califórnia, acompanhados de arroz colorido, feijão, farofa rica e, para fechar, pudim natalino. “Garantir alimento para quem precisa não é só uma ação de hoje, é um trabalho feito o ano todo, com refeição segura e de qualidade. É um desafio, mas também uma grande satisfação, porque sabemos que estamos ajudando e abençoando a vida de muitas famílias”, complementou a nutricionista responsável pelo restaurante, Tamires Reis.
Além dessa unidade, o Governo do Estado mantém outro restaurante popular na capital, no bairro do Comércio, que também passa por obras de requalificação para seguir fortalecendo a rede de segurança alimentar na Bahia. O Restaurante Popular Alaíde do Feijão funciona de segunda a sexta-feira, das 10h até finalizar a quantidade diária de almoço.
Com informações do Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA





