BAHIA

Detran esclarece situação da nova CNH na Bahia e dá prazo para adaptação; entenda

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que a implementação da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado ainda não está totalmente operacional, mas segue em processo de adequação. Em esclarecimento divulgado nesta sexta-feira (26), o órgão afirmou que as intervenções necessárias estão em andamento e que o sistema pode estar plenamente disponível até o início de fevereiro.

Segundo o Detran-BA, a adaptação envolve mudanças estruturais no serviço, o que demanda mais tempo para conclusão. O órgão destacou que nem todas as unidades da federação estão completamente ajustadas às novas diretrizes, conforme previsto pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Entre as alterações previstas com o novo modelo da CNH estão a oferta de aulas teóricas gratuitas, a redução da carga mínima de aulas práticas e o fim do prazo de um ano para a conclusão do processo de habilitação. De acordo com o Detran-BA, o período de adaptação é considerado normal diante das mudanças anunciadas.

A situação foi levada à redação do Metro1 por ouvintes da Rádio Metropole, que relataram dificuldades para migrar para o novo sistema. Segundo os relatos, o aplicativo indicava um prazo de 180 dias, embora o novo modelo ainda não estivesse plenamente disponível, o que teria gerado cobranças e custos adicionais para candidatos à habilitação.

As informações são da Revista Recôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo